Nesta sexta-feira (16), será apresentada, no Centro Cultural Glauber Rocha, a nova identidade visual dos ônibus que atendem o perímetro rural de Vitória da Conquista. Além do visual, será anunciada a modernização do sistema de bilhetagem e de monitoramento da frota rural, para maior comodidade e segurança aos usuários do serviço.
Segundo o coordenador de Transportes, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Hubner, os elementos gráficos levam em consideração tanto a economia urbana quanto à rural, destacando o comércio e os pontos turísticos, elementos fundamentais para o município.
Assim, o novo conceito visual implementado nos veículos seguirá a mesma padronização utilizada nos ônibus da zona urbana, com a diferença apenas na cor, ressaltando que as cores escolhidas para cada modal fazem referência às mesmas cores que compõem o brasão da Prefeitura.
Hubner também acrescenta que a padronização e as melhorias dos cerca de 130 ônibus que atendem à zona rural não irão onerar o valor atual das passagens. “A Prefeitura desenvolveu uma padronização visual que reflete a tecnologia embarcada nos veículos, além de promover a utilização de moeda digital. Dessa forma, os passageiros que desembarcarem na zona urbana e precisarem continuar circulando pela cidade não precisarão pagar uma nova passagem”, salientou.
O evento será marcado também pela reapresentação do grafismo dos táxis, da viatura da Coordenação Municipal de Transporte, além dos dois lotes dos ônibus urbanos. “No entanto, o foco principal será apresentar algo inédito: tratar o transporte da zona rural com a mesma dedicação que é dada ao transporte urbano”, destacou Hubner.
Esta será a primeira etapa do projeto, que visa implantar na frota rural o GPS, um sistema de câmeras e o sistema de bilhetagem eletrônica com tarifa específica para a zona rural. Com esse monitoramento, o município terá maior controle sobre os ônibus, garantindo que cumpram suas rotas e viagens. Além disso, serão criadas ouvidorias específicas para os moradores da zona rural, semelhantes às já existentes para os usuários do transporte público na zona urbana.