Prefeitura dá início à emissão de boletos referentes ao programa Garantia Safra

A Prefeitura já começou a emitir os boletos referentes ao programa Garantia Safra para o período de produção agrícola 2023-2024. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), mais de 1.300 boletos no valor de R$ 12 deverão ser entregues aos agricultores e pagos até o dia 15 de janeiro.

Os agricultores poderão retirar os boletos na sede da SMDR, localizada na Rua Catão Ferraz s/n, no Centro, ou nas sedes das Subprefeituras dos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim. Respeitando os feriados deste final de ano, a entrega será feita de 26 a 28 de dezembro de 2023, das 8h às 14h, e do dia 2 a 15 de janeiro de 2024, das 8h às 12 e das 14h às 18h, nos locais indicados.

O valor dos boletos correspondem a 1% da indenização de R$ 1,2 mil, a ser paga em 2024, caso a safra registre perdas acima de 50% devido à ocorrência de seca ou enchentes. Têm direito ao benefício agricultores com renda familiar de até um salário-mínimo e meio. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o benefício é muito importante para os produtores, pois a probabilidade de perda de safra é muito alta.

 

O programa segue o calendário agrícola de junho a junho e teve atraso em relação aos últimos anos por causa da demora na liberação das senhas feitas pelo governo federal. Logo, produtores que comprovaram perdas na safra passada já estão recebendo os valores. Novos inscritos poderão ser indenizados em 2024, caso as condições climáticas afetem as lavouras.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3420-7012.

Advertisement