A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Brigada de Incêndios, vem atuando de forma rápida e eficiente no combate aos incêndios que estão atingindo Vitória da Conquista. Somente nesse final de semana, foram combatidos dez focos de queimadas em diversos pontos do município.
No último sábado (16), houve oito queimadas em três pontos da Fazenda Santa Marta, em dois terrenos próximos ao Anel Viário, na localidade do bairro Primavera e outros três situados na BR-116, na região do bairro Morada dos Pássaros. Já ontem (17), dois incêndios de grande proporção atingiram o Parque Municipal da Serra do Periperi.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, equipe da Brigada estava de plantão e foi imediatamente atender as ocorrências, com o suporte de um caminhão-pipa, o Corpo de Bombeiro, que também esteve presente nessas duas ocorrências maiores. Conforme Ana Cláudia, novas mudas serão plantadas nas áreas de preservação para substituir as que foram queimadas.
A atuação diária dos brigadistas, que trabalham em sistema de plantão, é voltada para atender áreas florestais. “No entanto, diante da crescente demanda e da necessidade da cidade, eles também são acionados para combater incêndios causados pela ação humana, como queimadas em vegetações e lixos”, ressaltou Ana Cláudia. Ela também destacou ser essencial evitar tais práticas durante períodos quentes e secos, devido ao risco iminente de incêndios.
Na última quarta-feira (13), outro incêndio que chamou a atenção da população, sendo visível em muitos bairros da cidade, aconteceu nas proximidades da Uesb. Graças à pronta ação dos brigadistas, uma residência na localidade foi protegida das chamas. Segundo a secretária, o fogo atingiu uma área extensa e persistiu por três dias, devido à presença de tocos de vegetação e árvores que continuavam a queimar mesmo após o controle inicial. A equipe da Brigada, composta por oito pessoas no primeiro dia e, posteriormente, por todo o efetivo, realizou varreduras no local com o auxílio dos bombeiros.
A Semma ressalta que a população deve tomar cuidados específicos para prevenir incêndios. Além disso, é fundamental evitar a queima de lixo e vegetação, bem como descartar corretamente principalmente bitucas de cigarro. O uso de fogos de artifício em áreas suscetíveis a incêndios, nesta época do ano, também deve ser evitado, pois representa um perigo considerável, especialmente durante condições climáticas adversas, como ventos fortes e baixa umidade do ar.
Outro alerta é o de não colocar fogo em terrenos baldios, mesmo que aparentem estar vazios. Essas áreas podem abrigar animais como cachorros, gatos e ninhadas de outras espécies, que acabam sendo afetados pelas chamas. Além disso, animais assustados tendem a correr em direção ao fogo, resultando em ferimentos ou morte.
A população é encorajada a denunciar qualquer pessoa que esteja praticando incêndios criminosos ligando para o número (77) 3429-7906 e, se possível, fornecer informações e fotografias que possam auxiliar na identificação do responsável. É fundamental que todos compreendam que incêndios em áreas não autorizadas são considerados crimes ambientais e devem ser evitados a todo custo. A conscientização e a colaboração da população são essenciais para proteger o meio ambiente e preservar vidas.