Caminhão do projeto TRE em Todo Lugar segue com atendimento no Centro Glauber Rocha neste domingo e segunda

Assim que recebeu seu primeiro título eleitoral, a estudante Edna Almeida da Silva, 19 anos, verificou que seu nome estava grafado de forma incorreta. Para providenciar a correção do documento, ela precisaria se deslocar do bairro Bruno Bacelar, onde mora, até a sede local do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na avenida Olívia Flores – ou seja, seria como atravessar quase toda a área urbana de Vitória da Conquista.

No entanto, Edna soube que, nesta sexta-feira (15), no domingo (17) e na segunda-feira (18), o caminhão do projeto TRE em Todo Lugar, do Governo Estadual, estaria estacionado no pátio do Centro Cultural Glauber Rocha, 8h às 17h, oferecendo de forma rápida e gratuita os serviços de alistamento eleitoral (para qualquer pessoa que tenha completado 15 anos), transferência (para quem quiser mudar de domicílio eleitoral), revisão e coleta de dados biométricos.

 

Para ter acesso a qualquer um dos serviços, o cidadão precisa apresentar apenas documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho) e comprovante de residência atualizado.

Para Edna, que concluiu o Ensino Médio este ano e está à procura de um emprego, a notícia chegou num momento apropriado. “Ficou mais perto para os moradores daqui das redondezas. Lá no TRE, fica muito longe para mim, que sou moradora do Bruno Bacelar. Aqui no Glauber Rocha, ficou ótimo”, disse a estudante, já com o novo título em mãos.

Moradora do Bruno Bacelar, Edna Almeida…

…pôde corrigir dados de seu título sem ter de ir à av. Olívia Flores

Até o início da tarde desta sexta-feira (15), cerca de 40 pessoas tinham sido atendidas pela equipe do TRE em Todo Lugar. O coordenador do projeto, Reginaldo Cardoso, afirmou ser necessário aumentar a frequência de cidadãos atendidos. “Este projeto nasceu da necessidade de levar o atendimento itinerante ao cidadão e à cidadã que têm dificuldade de acesso aos cartórios eleitorais, ou, também, dificuldade de acesso aos serviços virtuais realizados pela internet, através de computador, notebooks e smartphones”, informou.

Reginaldo destacou, ainda, que, recentemente, muitos jovens emitiram seus títulos pela internet, mas não compareceram a um cartório eleitoral para cadastrar os dados biométricos. “Faço um apelo a esses jovens para que compareçam aqui ao caminhão, para que possamos coletar os dados biométricos, emitir o título e finalizar o atendimento”, declarou o coordenador.


Reginaldo Cardoso, coordenador do TRE em Todo Lugar

Localização privilegiada

Segundo Wal Cordeiro, diretor do comitê-gestor da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), sediada no Centro Cultural Glauber Rocha, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem disponibilizado a estrutura do local para órgãos estaduais e federais, a fim de facilitar o acesso para os moradores da cidade – como aconteceu com Edna. “O Centro Cultural Glauber Rocha é um local privilegiado, com cerca de 500 vagas de estacionamento gratuitas, que facilitam bastante para os moradores, tanto da cidade quanto da região, terem acesso a esses serviços”, afirmou Cordeiro.

“O serviço oferecido pelo TRE-BA tem essa mesma importância para a cidade de Vitória da Conquista. E, como determinação da prefeita Sheila Lemos, nós sempre abrimos essas parcerias para poder beneficiar a população”, concluiu o dirigente da PZO.


Wal Cordeiro, diretor do comitê-gestor da PZO

Advertisement