A Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada no distrito de São Sebastião, foi palco da palestra “Viver é melhor que permanecer”, promovida nesta terça-feira (28), pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), como parte da campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
O evento teve a participação de uma plateia formada por crianças, adolescentes e mulheres de um coletivo local, que puderam conhecer os serviços prestados pela Secretaria. Eles foram alertados sobre os diferentes tipos de violência que podem ser cometidos contra mulheres de todas as idades.
Marilene Gomes, moradora de São Sebastião, relatou já ter ocorrido casos de feminicídio no distrito, motivo pelo qual torna mais importante a ênfase sobre o tema. “É fundamental que as novas gerações estejam informadas e engajadas na luta pelo fim da violência contra a mulher e que sejam multiplicadores destes serviços em suas casas”, destacou a moradora.
Para a estudante do 9º ano da escola, Sofia Carvalho, o tema da palestra possui grande relevância e deve ser sempre abordado na escola. “É necessário que todos tenham conhecimento sobre os direitos das mulheres e saibam como agir diante de situações de violência. Hoje soube da existência da Secretaria da Mulher que com certeza terá um grande papel nessa luta”, relatou a estudante.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Viviane Ferreira, ressaltou a importância desse tipo de ativismo feito nas escolas, sobretudo na zona rural. “Hoje, a campanha dos 21 dias de ativismo encontrou o seu público mais importante, pois os mais jovens têm um papel crucial na educação da sociedade em prol do combate à violência de gênero”, salientou a secretária.