Brigada da Prefeitura combateu vários focos de incêndio neste final de semana

A combinação entre altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, mais uma vez, favoreceu à ocorrência de focos de incêndio em vários pontos de Vitória da Conquista neste final de semana. Dos inúmeros focos registrados neste domingo (12) e no sábado (11) , os maiores ocorreram no alto da Serra do Periperi, acima do Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), e causaram muita destruição.

 

Prontamente, a equipe da Brigada de incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que foi reforçada neste feriado prolongado, devido às condições climáticas previstas, entrou em ação para debelar o fogo.

“Ontem e hoje, tivemos vários focos de incêndio e passamos o final de semana para conseguir debelá-los, com várias pessoas trabalhando e com a ajuda do Corpo de Bombeiros nesta operação”, disse a titular da pasta, Ana Cláudia Passos.

Apesar das condições climáticas favorecerem o surgimento dos focos de incêndio, levantamento recente da Semma demonstra que 90% das ocorrências de queimadas se devem à ação humana e se dão de forma criminosa. Por isso, a secretária faz um apelo: “pedimos à população que não coloque fogo em lixo, não faça aceiro, colocando fogo na vegetação, tenha cuidado com bitucas de cigarro”.

Além dos danos materiais, as queimadas agravam problemas respiratórios, destroem o meio ambiente e colocam em risco a fauna silvestre. Por estas razões, a expectativa da Semma é que a população auxilie na fiscalização, denunciando esse tipo de ação, que é enquadrada como crime previsto tanto no Código Penal quanto na Lei de Crimes Ambientais.

A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.

Advertisement