Sala de audiência
A equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou um ensaio fotográfico com funcionários e figurantes simulando o funcionamento do Complexo de Escuta Protegida. O ensaio, produzido pelo especialista em Comunicação do Unicef para o Nordeste, Bruno Viecili, e pelo fotógrafo parceiro do Unicef, Raoni Libório, teve o objetivo de atualizar, de forma humanizada, as fotos da infraestrutura do Complexo, incluindo a simulação da rotina de trabalho com os funcionários que atuam no Escuta Protegida e com adolescentes voluntários do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
“A ideia é fazer um banco de imagens que o Unicef vai disponibilizar para a prefeitura e para os dois mil municípios que também participam do selo Unicef, para que possam usar como referência na implementação da Lei. E qual é a diferença dessas fotos que a gente está fazendo hoje? Elas têm gente, têm pessoas. É humanizada. A gente está aqui exatamente para humanizar, para colocar pessoas dentro desse equipamento e mostrar que esse espaço é um recurso à disposição de um fluxo de formação e de conversações entre pessoas que vai levar a uma garantia de direito que tinha sido violado de um menino ou de uma menina”, esclarece o especialista em Comunicação do Unicef, Bruno Viecili.
Bruno
A ação seguiu as diretrizes, estabelecidas pelo Unicef, para preservar a identidade de crianças vítimas de violência e contou com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista (PMVC), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), do Complexo de Escuta Protegida, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e da Articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista.
O Complexo de Escuta Protegida tem sido utilizado pelo Unicef como referência para o fortalecimento de políticas públicas em centenas de outros municípios brasileiros, por meio da iniciativa Selo Unicef, e também de outros países do mundo, por meio da Cooperação Sul-Sul Trilateral Brasil. “Por conta desta parceria, nós iremos receber uma comitiva de São Tomé e Príncipe nos mês de dezembro”, comentou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.