Prefeitura firma parcerias com universidades públicas para implantação da Residência Multiprofissional

Em maio deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista aderiu ao Edital de Apoio Institucional à Residência Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde, assim que foi lançado pelo Ministério da Saúde, com foco na saúde da família e comunidade. O município foi contemplado como instituição proponente e as universidades públicas dos campi de Vitória da Conquista, como instituições formadoras.

 

Para firmar essa parceria, foi realizada nessa quarta-feira (1º), uma reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e representantes da Uesb e Ufba, a fim de dar seguimento às discussões que vêm sendo realizadas desde o mês de agosto e fazer as tratativas em relação aos membros que irão compor a Comissão da Residência Multiprofissional (Coremu), para a qual o Conselho Municipal de Saúde (CMS) indicou por meio da Resolução 001/2023.

No programa de Residência Multiprofissional estarão envolvidas as áreas de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, das duas universidades.

A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, afirmou que o programa irá contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), em Vitória da Conquista. “Além da contribuição no próprio serviço da APS, esse projeto visa a formação de ótimos profissionais, que estejam engajados dentro da política de estratégia de saúde e comunidade, bem como da política nacional de Atenção Básica, e na qualificação da assistência prestada dentro das nossas unidades de saúde à população, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto técnico”, destacou Ana.

A SMS já lançou, internamente, o formulário de inscrição para os profissionais das diversas áreas de atuação da rede municipal que tiverem interesse em ser preceptores. O processo seletivo para os residentes será construído pelas universidades, após a aprovação dos Ministérios da Saúde e Educação.

Advertisement