Quem passou pela Avenida Modelo e pela Rua Esaú Matos, que dá acesso ao Parque Lagoa das Bateias, dois anos atrás e retornou nos últimos dias, com certeza não reconheceu essas vias, que fazem parte do Corredor Perimetral e vêm passando por obras realizadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista. As intervenções deram novo visual a essas localidades e agradou a população.
Nos últimos meses, a Prefeitura intensificou as obras na avenida Modelo, principal via local, que recebeu meio-fio e passeio com acessibilidade. Já o trecho da Rua Esaú Matos, que interliga a Avenida Modelo à Lagoa das Bateias, foi pavimentado.
A avenida Perimetral é uma importante artéria da cidade que passa por diversos bairros das regiões Oeste, Sul e Leste da cidade, entre eles o Cidade Modelo. Na via, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), executa cerca de 4.836 m² de pavimentação. Em breve, o local ganhará ciclovia, com 556 m² de asfalto.
A obra no trecho entre a avenida Paraná e a Lagoa das Bateias custa mais de R$ 4 milhões, com recursos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) e do próprio Município. “O reequilíbrio financeiro supera mais da metade do valor da obra”, explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
Jackson enaltece a importância do investimento: “Essa obra vai levar muito desenvolvimento para a região, melhorando a fluidez do trânsito e a qualidade de vida de toda a população, numa área bem populosa. Que esse seja o primeiro passo”. É que além da avenida, o secretário espera que com o próximo financiamento sejam aplicados recursos na ordem de R$ 20 milhões para a pavimentação de todo o bairro.
“Estou gostando e vai ficar ainda melhor”
“Essa passagem ficou muito boa. Eu estou gostando e vai ficar ainda melhor fazendo a ciclovia”, diz o aposentado Lucas da Silva, 70 anos, que mora no Conjunto da Vitória, mas sempre passa pela via para dar sua volta na Lagoa das Bateias, como ele mesmo relata. Já Antônio Ferreira, 60 anos, que mora há 15 anos no Cidade Modelo, resume como ficou o local depois dos serviços realizados: “Gostei. Está uma beleza”.
Edneia Figueiredo, técnica em radiologia, mora na Vila Serrana, mas também observa as mudanças para melhor no trecho. “A gente passa constantemente aqui e todos os dias eu faço caminhada na Lagoa, e a pavimentação foi muito boa porque aqui só era poeira, lama. Agora está ótima e a vista da Lagoa está maravilhosa”, declara.
Melhor fluidez no trânsito
O projeto original prevê que a via funcione como uma alternativa para percorrer toda a extensão da zona urbana, sem a necessidade de passar pela área central da cidade.
Com aproximadamente 12 quilômetros, a Perimetral começa na Avenida Brumado, segue pela Lagoa das Bateias e, em seguida, pelo Cidade Modelo, avançando pelos bairros Patagônia e Conveima. Após atravessar a BR-116, a via continua pela Morada dos Pássaros e segue até sair pela lateral do Shopping Conquista Sul, na Rua N. Daí, segue pela Avenida Juracy Magalhães e pelo Boa Vista, até atravessar o Rio Verruga para chegar, enfim, à Avenida Olívia Flores, na altura do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba).