Uma tubulação de esgoto de grande porte e 2.200 metros de extensão instalada a três metros de profundidade, em trechos das avenidas Juracy Magalhães, Bartolomeu de Gusmão e Integração, em Vitória da Conquista, está sendo recuperada pela Embasa por método não destrutivo. Quem transita por essas vias, não vai encontrar trechos interditados e grandes valas abertas, pois todo o trabalho é feito por um robô dentro da tubulação e por meio de técnica que reforça e recompõe as paredes da tubulação, dando-lhe uma vida útil de mais de 50 anos.
Essa intervenção representa um investimento de R$ 22 milhões para a melhoria e manutenção de um equipamento responsável por transportar o esgoto coletado na Zona Oeste de Vitória da Conquista até a estação de tratamento do município. Já foram recuperados 1.800 metros, na avenida Juracy Magalhães, e atualmente estão sendo recuperados 120 metros no trecho da avenida Bartolomeu de Gusmão e 230 metros na avenida Integração, na altura do bairro Alegria.
No trecho em que está sendo recuperada, essa tubulação precisa ficar fora de operação. Para garantir a continuidade do serviço de coleta e transporte de efluente sanitário no município, a Embasa implantou uma tubulação provisória instalada no passeio da avenida onde o trabalho está sendo executado.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a obra é fundamental para garantir a funcionalidade do sistema de esgotamento sanitário da cidade. “Estamos trabalhando com o que existe de mais moderno na área, utilizando uma tecnologia alemã pelo método não destrutivo e por meio da qual a tubulação é reconstituída internamente sem transtornos e com um significativo aumento da vida útil do equipamento”, explica o gestor.