Com o trabalho de revitalização da Lagoa das Bateias, iniciado em março deste ano, e o surgimento do espelho d’água, algumas pessoas têm se arriscado a tomar banho e a pescar no local. Mas a Prefeitura alerta sobre os perigos do uso dessa água para o consumo humano. Além do risco de afogamentos, devido à profundidade e à existência de material orgânico que pode comprometer o nado, a água é imprópria para banho e para a ingestão, e os peixes dali também não devem ser consumidos.
Segundo o coordenador do Deserg, Lucas Batista, essas orientações estão expressas por meio de sinalização instalada no local e divulgação na mídia. A área da Lagoa das Bateias também conta com patrulhamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal e a ajuda dos moradores que denunciam pessoas, principalmente jovens tomando banho ou pescando.
Apesar da beleza, água da lagoa é imprópria para banho e consumo
Ainda de acordo com o coordenador, a Prefeitura se preocupa tanto com a população quanto com a equipe de servidores que está trabalhando na revitalização da Lagoa das Bateias. Além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os servidores têm acompanhamento de profissionais de saúde para realização de exames periódicos e, caso necessário, indicação de medicamentos.
“A prefeita Sheila Lemos tem essa preocupação e sempre pergunta se os servidores estão recebendo esse cuidado, justamente por entender os riscos que, embora invisíveis, estão presentes naquela água. E para a comunidade, a orientação é não entrar, não consumir e não pescar na Lagoa das Bateias”, reforçou Lucas.