Neste sábado (7), começa a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, já com o dia D de mobilização nas unidades de saúde da zona urbana e no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), das 8h às 14h.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, exceto a vacina contra a varicela (catapora), pois não há estoque disponível do imunizante nas unidades, devido à falta de abastecimento do Ministério da Saúde.
A campanha continuará até o dia 21 de outubro em todas as unidades de saúde do município, no horário de funcionamento das salas de vacina. O objetivo desse movimento é aumentar em 95% todas as coberturas vacinais e manter atualizada a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, para protegê-los contra as doenças imunopreveníveis.
De acordo com a coordenadora de imunização, Mariana Fernandes, as coberturas vacinais do município, atualmente, têm ficado acima de 70% e a expectativa é que até o fim de 2023, as coberturas avancem ainda mais. “No entanto, é importante que toda a população esteja presente no dia D, com a mobilização em todas as unidades de saúde, para que essas doses que estejam, eventualmente, em atraso, sejam aplicadas nas crianças e adolescentes que estejam com a caderneta de vacinação desatualizada”, afirmou Mariana.
As vacinas ofertadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Os pais ou responsáveis devem verificar se falta algum imunizante na caderneta de vacinação da criança ou adolescente, e levá-los até o posto de saúde mais próximo para fazer a atualização.