Laís Pereto (ChildHood Brasil), Sheila Lemos e Rosana Vega (Unicef)
Durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (12), no auditório do Cemae, que oficializou o lançamento da série de vídeos e dos volumes impressos que sistematizam a experiência da implementação da Lei 13.431/2017 em Vitória da Conquista, a prefeita Sheila Lemos concedeu entrevista coletiva à imprensa local. Enquanto conversou com os jornalistas, Sheila esteve acompanhada por Laís Pereto, diretora-executiva da Childhood Brasil, e por Rosana Vega, chefe de Área de Proteção de Crianças e Adolescentes Contra as Violências do Unicef.
“Nosso desejo era que a criança não sofresse nenhum tipo de violência, para que não fosse necessário termos esses espaços. Mas, infelizmente, isso acontece, e nós temos que enfrentar essa realidade de frente. E, realmente, proteger as nossas crianças”, iniciou a gestora, que destacou o trabalho em conjunto. “Sem esses parceiros, nós não conseguiríamos. É um esforço de muitas pessoas”, afirmou a gestora, mencionando os governos municipal, estadual e federal, e ainda a Childhood Brasil, o Unicef, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública da Bahia, o Ministério Público, o sistema de segurança, os conselhos tutelares e todas as entidades envolvidas no trabalho de proteção da criança e do adolescente em Vitória da Conquista.
“Enfrentamos dois anos de pandemia e não deixamos o projeto. Em 2021, entregamos o Complexo de Escuta Protegida. Tivemos ainda a grata satisfação de receber aqui a rainha Sílvia e o rei Carl, da Suécia, para conhecerem o nosso projeto. E hoje estamos entregando o protocolo e o fluxo”, relembrou.
“Percorremos um caminho de quatro anos. Agora, as outras cidades não precisam percorrer esse longo caminho. Elas já vão receber esse fluxo e esse protocolo prontos para a implementação”, disse. “Agora, nós passamos a ser referência para o país e, quiçá, para o mundo”, comemorou Sheila.
Laís Pereto destacou que, em pesquisas sobre políticas públicas em defesa de crianças e adolescentes no Brasil, alguns índices foram oscilando de forma positiva, gradualmente, graças à nova legislação sobre o tema, que busca evitar a revitimização, e a experiências como a da Lei da Escuta Protegida em Vitória da Conquista. “Isso foi devido à aprovação da lei e à implementação que alguns municípios, com maestria, trouxeram à frente. Vitória da Conquista, sem sombra de dúvida, é um exemplo para o nosso país”, reconheceu a dirigente da Childhood Brasil.
Já Rosana Vega, do Unicef, mencionou que a parceria entre o órgão internacional e a Prefeitura de Vitória da Conquista é anterior à aplicação da Lei 13.431/2017. “Somos parceiros de Vitória da Conquista já faz tempo. Antes de começar a implementação da lei, o município já era participante do Selo Unicef”, recordou. A partir de agora, conforme reafirmou a representante do Unicef, a parceria continua em outras frentes. “Depois da implantação, temos muitos desafios. Graças às parcerias, nós temos avançado. E vamos avançar”, reforçou.
Para ter acesso à série de vídeos sobre a aplicação da Lei da Escuta Protegida em Vitória da Conquista, direcione a câmera do seu aparelho celular para o QR-Code na foto abaixo: