O programa Brilha Conquista já instalou cerca de 23 mil lâmpadas de LED em Vitória da Conquista. Até o feriado de 7 de Setembro, tinha sido instaladas 22.868 novas luminárias. Com isso, o Governo Municipal cumpriu 81% do objetivo central da iniciativa – substituir todo o parque de iluminação pública do município, garantindo mais luminosidade e, ao mesmo tempo, mais economia para os cofres municipais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), a economia já pode ser constatada. O mais recente relatório sobre o Brilha Conquista informa que os novos pontos de iluminação consumiram 1.231,56 kw. Se as lâmpadas ainda fossem de vapor de sódio, o consumo teria sido de 2.812,10. Ou seja, já foram economizados 1.580,54 kw – o que significa que a economia foi de 56% do que seria gasto em termos de energia elétrica.
Além disso, foram realocados 658 pontos de iluminação, o que beneficiou, por exemplo, o povoado rural de Estiva, que recebeu 114 novas luminárias.
No momento, o consórcio SPE Iluminação Vitória da Conquista Ltda. – responsável pela instalação das novas luminárias de LED, por ter vencido a licitação aberta pela Prefeitura – está em atividade no bairro Espírito Santo, onde deve permanecer, pelo menos, até o dia 15. Assim que o serviço for concluído nessa localidade, a equipe seguirá para o Alto da Universidade.
Foco na zona rural
A partir de 15 de setembro, o foco do Brilha Conquista será nas localidades rurais, começando pela região do distrito de José Gonçalves. O cronograma da Sesep vai seguir pelos demais distritos do município, a exemplo de São Sebastião, Iguá, Pradoso, Inhobim, Cercadinho, São João da Vitória e Cabeceira do Jiboia.
Programa já dura mais de 140 dias
Desde o dia 19 de maio, quando iniciou pela Urbis V, o programa Brilha Conquista já contabiliza 142 dias em atividade. A substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio por novas luminárias de LED já foi concluída nos bairros Zabelê, Ibirapuera, Nossa Senhora Aparecida, Brasil, Bateias, Patagônia, Lagoa das Flores, Jurema, São Vicente, Guarani, Cruzeiro, Alto Maron, Primavera, Boa Vista, Recreio, Felícia, São Pedro, Parque Real, Campinhos, Centro, Candeias, Jatobá, Ayrton Senna e no Distrito Industrial dos Imborés.