Na tarde desta terça-feira (8), cerca de 200 pessoas se reuniram no Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic) para conhecer o projeto-piloto Governando com as Pessoas, apresentado pela equipe da Secretaria Municipal de Governo. A secretária da pasta, Geanne Oliveira, explicou o passo a passo do projeto, que vai oportunizar aos moradores do Zabelê a escolha de três obras e dois serviços que serão executados ainda este ano.
A comunidade ouviu atenta e tirou algumas dúvidas, como, por exemplo, a necessidade de ter mais de 18 anos e de precisar informar o CPF e também o CEP do loteamento para o qual deseja as benfeitorias do município. A consulta popular começa em setembro e a votação deve ocorrer em outubro.
“Eu gostei porque é uma coisa diferente, e como todo mundo já tem acesso às redes, vai favorecer pra cada um dá a sua opinião. né?”, disse a moradora da Vila Serrana 3 e mãe de aluna do Caic, Geozelita Brito, de 56 anos. Ela ressaltou ainda a escolha do bairro. “Isso vai ser ótimo porque até que enfim alguém lembrou do nosso bairro Zabelê”.
Diná Soares, de 38 anos, moradora do loteamento Sobradinho e mãe de aluna do Caic, aproveitou a reunião e fez uma convocatória. “Vamos juntar, fazer comissão, ir atrás, votarmos pra melhorar a saúde, pra melhorar a educação, a limpeza. Não ficar só esperando de prefeitura, de secretaria. Com esse site, a gente vai votar e vamos correr atrás”, discursou.
A secretária de Governo ficou satisfeita com a resposta da primeira reunião de uma série que o Governo Municipal fará na comunidade com outras lideranças. “O povo muito atencioso, prestando muito atenção e aprovando a ideia do Governando com as Pessoas. Estamos realizando esses encontros para que, no momento em que o projeto for ao ar no site da Prefeitura, as pessoas já tenham tido uma noção de como é. Eu tenho confiança total de que o Governo para Pessoas vai ter pleno êxito nesse projeto”, afirmou Geanne.
Para o diretor do Caic, Juthay Oliveira, responsável pela organização desse primeiro encontro, o projeto vai facilitar a vida do cidadão. “Ele não precisa ir na secretaria pedir, correr atrás daquele serviço. Ele vai poder ir em casa, no seu conforto, no seu celular, cobrar esse serviço da Prefeitura, aí facilita a vida e também vai ajudar o cidadão a interagir com os outros colegas, mobilizar a comunidade pra que essas ações se tornem realidade”, opinou.
Além dos moradores do bairro, membros do Governo e da Câmara de Vereadores também estiveram na reunião, a exemplo do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, da subsecretária de Educação, Selma Maria Oliveira, e do vereador Nelson de Vivi.