Revitalização do Parque da Lagoa das Bateias atinge 40% do cronograma e se aproxima da segunda etapa

Em pouco mais de cinco meses, o trabalho de revitalização do Parque da Lagoa das Bateias, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio do Deserg, já avançou cerca de 200 mil metros quadrados – o que equivale a quase 40% da área total de 503 mil metros quadrados da lagoa.

Com uma média de 12 trabalhadores por dia, durante a semana, e ampliando a equipe para 30 servidores nos finais de semana, o Governo Municipal já retirou mais de cinco mil caçambas de material, deixando à mostra o leito da lagoa – que, antes, era quase que totalmente coberto pela vegetação formada por taboas.

A próxima etapa da obra, que deve começar neste mês, vai envolver melhoramentos na infraestrutura dos espaços dedicados a práticas esportivas. “A prefeita Sheila Lemos já vai dar o pontapé inicial nos próximos dias. Vai começar a revitalizar os parques, a quadra, os campos e o museu”, informa o coordenador do Deserg, Lucas Batista.

Outros equipamentos a serem recuperados são a ciclovia, o calçadão e os quiosques. E, além disso, outros equipamentos de lazer também serão acrescentados à área verde.

 

“Está ficando extraordinário”

A movimentação das máquinas acabou por se tornar uma atração a mais para moradores das redondezas. Nilzete Maria de Jesus, 64, que mora no bairro Santa Cruz, aproveita as caminhadas diárias que faz no calçadão da lagoa para observar o trabalho de limpeza do local. “Eles estão limpando, e isso já é um benefício para nós. E dizem que vão fazer mais áreas de lazer. Se fizerem, vai ser bom para passear com a família”, disse Nilzete.

Além dela, outro que visita o parque quase todos os dias é o comerciante Lucivaldo Silva, 47 anos, morador da Urbis V. “Está ficando extraordinário. Imagino que isso vai trazer benfeitoria para muita gente. É um projeto que a prefeita pensou e que está dando certo. Sempre estou aqui e escuto o pessoal falando”, disse ele.

“Estávamos precisando”

Quem também gosta de observar é o vendedor ambulante Valdemir Araújo, 38 anos, outro que mora no Santa Cruz. “Isto estava abandonado fazia muito tempo”, comentou. Para ele, o que mais chamou a atenção foi o novo aspecto da lagoa, com a retirada das plantas que ocupavam quase todo o espaço. “Ninguém nem imaginava que tinha esse tanto de água aí por baixo”, divertiu-se o vendedor.

Expectativas positivas também são mostradas por outra comerciante, Marly Portela, concessionária de um dos quiosques existentes no Parque da Lagoa das Bateias. “Estávamos precisando dessa obra. E também de mais lazer e segurança”, salientou a vendedora, que vê um grande potencial para que o número de clientes aumente à medida que a revitalização avance. “No último domingo, mesmo, isso aqui estava lotado”, relembrou.

A obra

Além da Seinfra, que participa dos estudos e da topografia e disponibiliza a equipe do Deserg para o trabalho, a revitalização do Parque da Lagoa das Bateias conta com a participação da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), cujos técnicos se ocupam do levantamento sobre a fauna e a flora do parque – e, quando necessário, providenciam o resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde os bichos recebem os devidos cuidados e, em seguida, são devolvidos ao parque.

Advertisement