Horta Comunitária Vila América
Neste mês de junho, as hortas comunitárias estão recebendo visitas dos grupos de idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O objetivo da visita é a interação com os espaços da cidade e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
Na horta do Vila América, o grupo de idosos do SCFV do Cras Bruno Bacelar, além de conhecer o espaço, também aprendeu um pouco sobre produção orgânica com os engenheiros agrônomos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), João Rubéns e Nilma Dias, que no mês de junho estão realizando uma oficina de produção de húmus de minhoca.
Minhocas californianas
João Rubens e Nilma falando sobre a importância do humus
Vilma dos Santos Costa, de 63 anos, que trabalha na horta há mais de cinco anos, tem gostado das ações promovidas pela SMDR e pela Coordenação de Segurança Alimentar (Cosan). “Está bem melhor depois que a Prefeitura começou a nos apoiar, temos aprendido muito” explicou Vilma. Já Marlene Santos Silva, de 65 anos, ficou feliz com a oficina de minhocas. “Eu tenho muito cuidado com as minhas minhocas, são as melhores amigas da horta, sem elas não tem hortaliça bonita”, comentou Marlene.
Segundo a gerente do Cras, Adriana Marinho, além de conhecer um espaço novo, o objetivo é também reproduzir uma horta no território do Cras Bruno Bacelar. “Quem sabe se o grupo gosta da ideia e a gente possa, futuramente, articulado com a SMDR e com a Cosan, montar uma horta comunitária”, ressaltou
Evanir Soares Santos, 58 anos, que participa do grupo de idosos do SCFV, da Urbis V, gostou muito do passeio. “Lugar lindo, cheiroso, bem organizado, aqui a gente sente o cheiro de alimento saudável. Adorei saber sobre as minhocas, antes eu tinha medo, até jogava fora, agora vou cuidar delas”, declarou Evanir.