A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) promoveu, na tarde desta quarta-feira (14), um encontro com os moradores da comunidade de Roçadinho, distrito de Bate-pé, para apresentação de programas voltados à agricultura familiar. O encontro aconteceu no centro comunitário local.
Foram apresentadas à comunidade, que tem o feijão como principal cultura, alternativas de cultivo para que, através delas, os agricultores possam complementar a renda. Entre elas, o umbu gigante – desenvolvido na fazenda experimental de Pedra Mole, inseminação artificial para gado de corte, mudas de palma e apicultura foram sugeridas pelo coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro.
Segundo Eduardo, a SMDR tem o compromisso de levar alternativas de renda aos pequenos agricultores, orientando-os a desenvolverem técnicas que vão do armazenamento do alimento para o rebanho em silos artesanais à enxertia de espécies em matrizes já plantadas. “Nosso propósito é o de respeitar e preservar a cultura de cada localidade rural e, ao mesmo tempo, permitir que os agricultores prosperem”, declarou o coordenador.
Jezuíno Moreira, de 76 anos, é um dos mais antigos moradores de Roçadinho. Ele disse que a agricultura local, cuja área de lavoura fica em terreno pedregoso, sempre foi a do feijão. Agora, com o atendimento da SMDR, outros plantios começam a aparecer, como a laranja e o umbu. “Quanto mais conhecimento for trazido aqui, pra gente evoluir, melhor”, complementou, Jezuíno.
Além dos programas, a SMDR esclareceu dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), o programa Garantia Safra e os programas de crédito rural dos bancos de desenvolvimento. Os agricultores receberão também, na próxima segunda-feira (19), as mudas do Programa Umbu Gigante.