Começa nesta quarta-feira (29), às 19h, e vai até sexta-feira (31), no auditório do Complexo de Saúde (Cemae), a 11ª Conferência Municipal de Saúde promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O tema deste ano é: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia, e a palestra magna será do farmacêutico Francisco Júnior, representante do Conselho Federal de Farmácia na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho do Conselho Nacional de Saúde.
Já na quinta (30) e na sexta-feira (31), a programação começa a partir das 8h, com palestras dirigidas por profissionais da área da saúde, discussões e propostas em torno de quatro eixos temáticos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A conferência se propõe a aprofundar o debate entre representantes civis e do poder público, a fim de discutir e avaliar as demandas que foram identificadas nas pré-conferências realizadas ao longo deste mês de março, em todos os serviços da rede de saúde. A partir disso, o foco, nesses três dias, será a construção de propostas de políticas públicas de saúde que visem aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).
Usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) são convidados a participar da conferência para a construção desse diálogo.