Nesta semana, os agentes de combate às endemias intensificaram os trabalhos no bairro Ibirapuera e no loteamento Terras do Remanso, com realização de mutirões para notificação de casos suspeitos, ações de educação em saúde, inspeção e tratamento nos imóveis.
As ações foram direcionadas para essas localidades a partir de denúncias feitas pela população ao Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os mutirões têm o intuito de controlar a infestação do Aedes aegypti e evitar o surgimento de mais casos de dengue, zika e chikungunya naquelas áreas.
No bairro Ibirapuera foram notificados 57 casos de pessoas com sintomas suspeitos, com 12 deles confirmados laboratorialmente para arboviroses. Já no loteamento Terras do Remanso, os agentes registraram nove notificações e fizeram oito coletas de amostras de sangue que foram encaminhadas para análise laboratorial.
“As equipes de combate às endemias estão fazendo busca ativa, batendo de porta em porta, para verificar se mais alguém está com sintomas de arboviroses nessas localidades. No bairro Ibirapuera também foi feito o trabalho de bloqueio com borrifação de larvicida, com auxílio do pulverizador costal motorizado”, afirmou a coordenadora de Endemias, Gabriela Andrade.
Ainda segundo Gabriela, além das inspeções e tratamentos dos focos do mosquito nos imóveis, também está sendo feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito.
A população pode fazer denúncias e solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Centro de Controle de Endemias, pelo (77) 3429-7421. Em caso de febre, dores no corpo, nas articulações ou ao redor dos olhos, ou sangramento nasal, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico.