Por deliberação da prefeita Sheila Lemos, e o secretariado se reuniu no fim da tarde de quinta-feira (9), para programar o Dia da Mulher. A proposta é fazer um evento festivo e de visibilização das conquistas que as mulheres tiveram ao longo do processo histórico brasileiro, além da exposição das políticas locais que tem priorizado o acesso das mulheres aos seus direitos.
Na primeira reunião, já ficou decidido que o evento vai ofertar vários serviços e ações no espaço Glauber Rocha, em 8 de março, durante todo dia e início da noite.
“A determinação da prefeita Sheila é que a gente faça um momento festivo e de celebração. E, para além disso, a gente também vai falar dos avanços que Vitória da Conquista tem tido na estruturação de uma rede de proteção social que efetivamente consiga fazer com que mulheres conquistense acesse seus direitos e que não sejam vítimas de violência. É um momento festivo e de celebração dos avanços que o município tem vivido nos últimos anos sob a liderança da prefeita Sheila”, discorreu o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias.
Michael e Larry, um dos secretários presentes na reunião
Segundo Michael, que está à frente da comissão de trabalho, a ideia da prefeita é que haja uma ação convergente entre as diversas secretarias de maneira a dar a devida importância às pautas relativas às mulheres e ao mesmo tempo fazer um momento em que as mulheres conquistenses percebam o quanto Vitória da Conquista é privilegiada por ter mulheres com histórias e trajetórias que inspiram outras mulheres. “A partir desse diálogo entre os secretários, a gente vai construir um evento que de fato represente o compromisso do governo em visibilizar a pauta das mulheres”, afirmou.
A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, disse que as secretarias estão motivadas para fazer um 8 de março à altura de Vitória da Conquista. “O conjunto da Prefeitura está se esforçando para atender a determinação da prefeita de fazer do 8 de março um dia de evento sim, um dia de importância de a gente celebrar e valorizar os nossos espaços sim, mas um dia marcante para dizer que nós estamos onde estamos porque muitas antes de nós batalharam por esse espaço. Esse é o reconhecimento da prefeita Sheila que vai estar com as mulheres do município e enquanto primeira mulher a ter todo o mandato de prefeita, estar ali dizendo: mulher, você importa, você é diferente e sem você a sociedade não seria o que ela é hoje. É essa a mensagem da prefeita e vai ser lindo”, comentou a secretária.
A comissão formada ontem já se reúne na próxima segunda-feira (13), no Glauber Rocha. Além dos representantes de Desenvolvimento Social e Governo, os secretários Xangai (Cultura), Luís Paulo Santos (Desenvolvimento Rural), Edgard Larry (Educação), Kairan Rocha (Serviços Públicos) e Capitão Lemos (Guarda Municipal), outros gestores dessas pastas e das secretarias de Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Finanças participaram da primeira reunião de trabalho.