A partir desta sexta-feira (13), a irrigação das dez mil mudas do Herbário Sertão da Ressaca, mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, passará a ser feita através de um sistema automatizado. A novidade irá permitir o aumento da produtividade do órgão, que é responsável pelas mudas de árvores nativas utilizadas na arborização do município, em atividades de plantio florestal e para doação à população.
No verão, em dias sem chuva, a irrigação das mudas pode chegar a ser feita duas vezes por dia
O sistema utiliza uma caixa com capacidade para armazenar cinco mil litros de água. De lá, a água passa por um filtro para reter as impurezas e evitar o entupimento da tubulação. A água é então bombeada para 15 aspersores, por onde jorra até as mudas.
O sistema tem capacidade para abranger uma área de 343 metros quadrados e irrigar até 12 mil mudas. A tecnologia também permite programar a atividade, definindo previamente o tempo de irrigação e a hora que ela deve ser iniciada.
A caixa d’água armazena até cinco mil litros de água…
…que passa pelo processo de filtragem…
….e é bombeada de acordo com a programação
Os aspersores executam a irrigação
Isso dará mais autonomia e eficiência aos serviços do herbário. Antes, as mudas eram molhadas manualmente pelos servidores, inclusive aos fins de semana e feriados. Em períodos de seca, a ação precisava ser realizada até duas vezes por dia. Agora, a equipe terá mais tempo para se dedicar ao plantio, aumentando a produtividade das mudas nativas.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou outras vantagens trazidas pelo equipamento. “Como esse sistema é automatizado, a gente economiza água, consegue molhar de forma mais equilibrada todas as mudas, todas conseguem receber a quantidade ideal de água por um tempo. Pra nós, é um avanço muito grande, e isso vai contribuir muito pra produção de mudas e vai ajudar a nos empenhar cada vez mais em benefício do meio ambiente”, disse.