Jogadores da categoria sub-14 comemoram o título após o apito final
Já se aproximava das 14h deste sábado (17), no Estádio Municipal Edvaldo Flores, quando o presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), Luciano Pina, entregou os troféus e as medalhas aos campeões e vice-campeões do Campeonato Municipal de Escolinhas de Futebol, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. A competição teve o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, que se responsabilizou pelo pagamento da arbitragem.
As decisões tiveram jogos bem disputados e placares idênticos – todos as partidas terminaram em 1 x 0. Os vencedores são da mesma escolinha: a DS Academy, que foi campeã nas três categorias, derrotando as equipes do Sete F.C., no sub-12 e no sub-14, e o time do ECPP, no sub-16. Os gols de cada partida foram marcados, respectivamente, por Miguel, Micael e Felipe. As campanhas dos três times também têm em comum o fato de não registrarem uma única derrota, do primeiro jogo até a finalíssima.
Time da categoria sub-16 ergue a taça de campeão
Enquanto a Seleção da Croácia vencia a de Marrocos por 2 x 1, de virada, no Estádio Internacinal Khalifa, em Doha, e os croatas comemoravam a garantia o terceiro lugar na classificação final da Copa do Mundo do Catar, o treinador dos três times campeões, Vinícius Moxotó, era carregado nos braços por seus jogadores, que gritavam: “Mister, mister!” É assim que boa parte dos jogadores dos clubes europeus se referem a seus treinadores – hábito que também se popularizou no Brasil, principalmente depois do sucesso do técnico português Jorge Jesus, no Flamengo, entre 2019 e 2020.
“O Edvaldo é nosso!”, comemorou Vinícius, depois da premiação. “Parabenizo os organizadores pelo futebol que está sendo visto, e todas as escolinhas que participaram. Os protagonistas são os atletas, que se dedicam a isso noite e dia”, disse ainda o treinador multicampeão invicto.
O mister Vinícius Moxotó, que treinou as três equipes campeãs: “O Edvaldo é nosso!”
Além dos troféus e das medalhas, as equipes campeãs recebem premiações no valor de R$ 600. Aos vice-campeões, coube um prêmio de R$ 400. E, ao garantir os títulos, os vencedores das categorias sub-12 e sub-14 também estão classificados para a Copa Bahia de Futebol de Base, que será disputada nos primeiros meses de 2023. A competição será dividida em nove zonais, alternando-se por vários municípios – o último deles em Vitória a Conquista, de 10 a 12 de fevereiro do próximo ano.
Sete FC (de azul) disputou o título com DS Academy nas categorias sub-12 e sub-14
Autor do gol do título na categoria sub-14, o atacante Micael dedicou a vitória aos familiares e aos companheiros de equipe. “É uma emoção muito grande poder ajudar o time e fazer o gol decisivo na final”, afirmou o garoto, ao lado do pai, o comerciante Gilmar Carvalho, 44 anos, que testemunhou a façanha do filho e de seus companheiros enquanto torcia junto ao alambrado. “É um belíssimo trabalho o que a DS Academy tem feito na cidade. É uma alegria, uma emoção muito grande. Agradeço a Deus”, comemorou.
Micael (à dir.), autor do gol do título na categoria sub-14, com o pai, Gilmar
Grandes clubes observam jovens talentos conquistenses
Iniciado em agosto, o campeonato mobilizou 22 escolinhas de futebol da cidade. Cada categoria foi disputada por 15 equipes. De acordo com Luciano Pina, o balanço final é positivo. “Além de trazer o lazer e o entretenimento, eles tiveram a oportunidade de ser observados por grandes equipes do futebol brasileiro”, disse Pina, que, além de presidir a LCDT, atua como coordenador municipal de Esporte na Prefeitura de Vitória da Conquista.
Luciano Pina: “Os jogadores tiveram a oportunidade de ser observados por grandes equipes do futebol brasileiro”
Um dos observadores técnicos mencionados por Pina, o pernambucano Givanildo Silva, 58 anos, chegou a Vitória da Conquista no dia 14, com a missão de identificar jovens talentos para as divisões de base do Grêmio. Enquanto assistia atentamente aos lances dos jogos finais, ele afirmou que a passagem pela cidade foi proveitosa.
ECPP (de branco) insistiu, mas não conseguiu impedir a vitória da DS Academy na categoria sub-16
“Saio satisfeito pela minha vinda até aqui. Valeu a pena. Encontramos garotos com sonhos e com boa qualidade técnica”, garantiu o observador, que é natural de Catende (PE) e jogou profissionalmente em equipes como o Santa Cruz, de Pernambuco, e o Mogi Mirim, de São Paulo. “Acompanhando esta competição, a gente vê que aqui tem garotos de potencial, com muita qualidade. Logo, logo tenho certeza de que poderão aparecer em uma avaliação do Grêmio”, confidenciou Givanildo.
Givanildo, observador técnico do Grêmio: “Encontramos garotos com sonhos e com boa qualidade técnica.