Biblioteca Municipal recebe livros, óculos para leitura instantânea e computador da Fundação Pedro Calmon

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes recebeu, nesta quarta-feira (30), 100 novos livros, computador, um dispositivo para leitura de livros em formato digital e um óculos para leitura instantânea. Os títulos e equipamentos eletrônicos foram doados pela Fundação Pedro Calmon e adquiridos com recursos da Lei Lei Aldir Blanc, que foi criada para o fomento da cultura durante o período de pandemia da Covid‐19.


A prefeita agradeceu à Fundação Pedro Calmon pela parceria

A prefeita Sheila Lemos assinou o termo que oficializa a doação em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (30), e falou sobre a importância do material. “A biblioteca atende não somente às crianças da nossa rede municipal, mas também todos que queiram ir à nossa biblioteca. Temos lá vários eventos, como sarau e projeto de leitura para cegos. Agora, com esses óculos, em que a própria pessoa que tem a deficiência visual pode ter a sua liberdade de escolher uma obra e conseguir adentrar nesse mundo de sonhos, que é o mundo da leitura, isso é muito importante em nosso município. Então é agradecer essa parceria e deixar à disposição da comunidade conquistense, que todos possam ir lá usufruir dessas novas tecnologias na nossa Biblioteca Municipal.”

Os equipamentos chegaram ao espaço durante a manhã. Segundo a assessora técnica da Fundação, Laura Carmo, a escolha das bibliotecas para essa doação é uma forma de fazer com que os recursos da lei sejam destinados diretamente para a comunidade. “No caso de Vitória da Conquista, a Biblioteca Municipal está recebendo os Óculos OrCam porque é um espaço visitado por pessoas cegas e onde também são desenvolvidos projetos para esse público”, explicou.


Da esquerda para a direita: Eduardo Borges, técnico em braile da Fundação, Jeane Marie, Laura Carmo e Xangai

A gerente da biblioteca, Jeane Marie Soares, que tem baixa visão, foi a primeira a experimentar os óculos para leitura e ficou emocionada ao ouvir o dispositivo fazer a leitura do texto que tinha em mãos e também ao perceber que o equipamento é capaz de fazer áudio descrição das pessoas próximas, mencionando, inclusive, as cores das roupas usadas por elas. ” É muito importante dar acesso ao bem estar das pessoas que têm deficiência, já que a leitura não é somente o ato de entretenimento, mas de informação, de conhecimento e de bem estar”. Jeane também falou sobre a parceria que já existe com a Acide e da possibilidade da ampliação do acesso à leitura para outras pessoas com deficiência visual.

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, é uma alegria ter recebido também um computador e um dispositivo para leitura de livros digitais. Ele também agradeceu à Fundação Pedro Calmon pelo reconhecimento do trabalho prestado pela biblioteca na difusão do conhecimento.

A partir de amanhã (1º), os livros começarão a ser catalogados pela equipe da biblioteca e em seguida disponibilizados para o público, que poderá fazer leitura no espaço ou acessá-los por meio do serviço de empréstimo.

Advertisement