Educan, projeto de alimentação escolar da rede municipal, é destaque em avaliação promovida pela Opas/OMS

O Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi selecionado na 23ª posição a nível Brasil, entre as experiências avaliadas Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (Lis-EAN), organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DeprosS/MS) e do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan/UnB).

O Educan trata da implementação curricular da Educação Alimentar e Nutricional na rede de ensino municipal, começando pelas creches e escolas de educação infantil. O coordenador da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explica que não há premiação em dinheiro, mas trata-se do reconhecimento de uma experiência de sucesso. “Nossa pontuação foi 139,5. Não tem premiação financeira, é um certificado a nível federal que demonstra o acerto do projeto em favor da qualidade da alimentação escolar nas nossas escolas”, afirmou.

Atividades Pedagógicas

O secretário Edgard Larry ressalta a importância do certificado obtido pelo Educan e anuncia a extensão do projeto para toda rede no próximo ano. “Hoje, temos uma coordenação alimentar que não trata apenas de distribuir merenda, mas está presente nas escolas, a começar por este projeto pedagógico Educan. Estão de parabéns todos aqueles que estão empenhados em levar adiante essa iniciativa, que é de extrema importância no projeto de elevarmos a qualidade do ensino em Vitória da Conquista”, enfatiza Larry

Ao todo, 56 experiências de todo o país alcançaram, no mínimo, 115 pontos da média das notas das duas avaliações recebidas – o que corresponde ao aproveitamento igual ou superior a 70% da nota média. Essas experiências foram classificadas para receber um certificado de reconhecimento da experiência e compor um e-book do LIS-EAN.

Como parte do projeto estudantes visitam hortas onde são produzidos os alimentos servidos nas escolas

Advertisement