A empresa Liga Engenharia, responsável pela obra de contenção da encosta do bairro Guarani, afetada com as chuvas do ano passado, concluiu a limpeza da vegetação da área, que fica na Rua Dom Pedro II, nas proximidades da Praça da Juventude, e deu início à perfuração do solo e a instalação de grampos metálicos.
A obra, que tem como objetivo proporcionar estabilidade ao solo e evitar novos desabamentos de terra, considerando as chuvas que podem ocorrer até o final do ano, está sendo feita com recursos próprios do município, já que houve atraso na liberação dos recursos emergenciais do Governo Federal, em razão do período eleitoral. O investimento é superior a R$ 1,6 milhão.
Os grampos começaram a ser colocados e posteriormente será aplicada uma camada de concreto, projetado sobre uma tela metálica – para finalizar a proteção e garantir a estabilização do talude (nome dado à encosta, ou a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha).
O trabalho de instalação dos grampos e a concretagem será feito em etapas, para que o talude não seja totalmente descoberto e ofereça risco de acidentes. Além disso, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) atua na vistoria cautelar dos imóveis situados próximos ao talude.
Os procedimentos seguidos pela obra estão de acordo com a técnica escolhida para fazer a contenção, conhecida como “concreto grampeado”. O objetivo é garantir a segurança das pessoas que moram ou transitam pelo local, assim como também a integridade dos imóveis situados no topo da encosta.