salas de acolhimento e convivência, troca de vitrais das janelas e colocadas novas grades de proteção, pintura do prédio e reforma dos equipamentos de ginástica dispostos na área verde.
Quem aprovou a reforma foi dona Izaulina Pereira, de 62 anos, que mora no bairro Santa Helena e é frequentadora assídua do serviço. “A academia tá linda! Melhorou bastante. Gosto demais daqui, faço academia aqui quase todo dia com a professora Ariane, faço os exercícios tudo direitinho”, contou.
A entrega da reforma foi comemorada com uma ação de combate ao câncer de mama, aproveitando o mês de mobilização. Foi feita palestra educativa sobre o tema, prática de atividades físicas, além da oferta do exame de hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial, distribuição de brindes e diversos serviços de beleza em parceria com o Movimento Donas de Casa (MDC).
Moradora do bairro Brasil, Maria José Rocha, de 53 anos, é frequentadora da academia e foi conferir de perto o resultado da reforma e ainda participar das atividades do Outubro Rosa. “Tem mais de seis meses que eu estou vindo firme e vendo os benefícios. Já fiz minha mamografia essa semana, então estou tendo sempre os cuidados e incentivando as colegas também para procurar o posto de saúde e fazer os exames para prevenir, fazer os exercícios e ter uma alimentação boa”, contou Maria.Academia ao ar livre
A academia
A Academia da Saúde do Bairro Brasil atende as comunidades dos bairros Brasil, Urbis II e III, Santa Cruz, Santa Helena e Bateias, e é gerida pela equipe do multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), composta por psicólogo, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. Diariamente são promovidas atividades físicas em grupos e individuais, atendimentos e educação em saúde buscando incentivar a alimentação saudável dos frequentadores.
“Estamos bem felizes com a requalificação desse equipamento. A Academia da saúde é um projeto lindo do Ministério da Saúde e muito importante trabalhar a promoção da saúde, a prevenção da doença de pessoas que são hipertensas e diabéticas e precisam se exercitar. E é a nossa equipe do Nasf que cuida tão bem desse equipamento, lideram as atividades e fazem tudo acontecer”, finalizou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.