Em breve, CAPS II passa a funcionar no antigo Gripário Municipal

Em breve, o Centro de Assistência Psicossocial II (CAPS II) será transferido para uma sede própria, localizada no mesmo local onde funcionou o antigo Gripário Municipal, na Avenida Integração.

No período de pandemia, o espaço foi autorizado pelo Ministério da Saúde para utilização temporária para ofertar o cuidado especializado da Covid-19 em Vitória da Conquista.

Atualmente, o CAPS II funciona em um imóvel alugado na Praça Sá Barreto, nas proximidades do bairro Cruzeiro. Com a nova sede, passará a atender a população conquistense com melhores condições de acolhimento às situações de crise e assistência psicossocial. A unidade também será qualificada para modalidade de CAPS tipo III, oferecendo o serviço ambulatorial de atenção contínua, 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.

“Foi considerado, principalmente, o fato de que a estrutura física da obra, contemplada para modelos tipo III de CAPS, contém espaços destinados a leitos de acolhimento intensivo. Assim, a unidade passará a ofertar o serviço do CAPS III, uma vez que o município possui apenas o CAPS II, e está previsto processo de requalificação dessa modalidade no Plano Municipal de Saúde”, explicou a coordenadora de saúde mental, Thayse Fernandes.

Ainda nesse mês de outubro será iniciada a reforma e adequação do espaço para contemplar a necessidade do serviço, seguindo todos os trâmites legais. A unidade permanecerá como Unidade de Atenção Psicossocial, garantindo a qualificação da Rede de Atenção Psicossocial municipal e regional.

Advertisement