Na manhã desta quinta-feira, 15/09/2022, Policiais Civis do Draco apreenderam grande quantidade de material explosivo na zona rural de Anagé.
As investigações apontam que garimpeiros estariam acionando explosivos numa região de mineração de esmeraldas, local onde não há permissão para utilização de artefatos explosivos. A investigação visa identificar a origem do material explosivo utilizado de forma ilegal e coibir possíveis desvios desse tipo de material que é largamente utilizado em explosões de caixas eletrônicos e cofres bancários.
Por solicitação do Draco, o Exército Brasileiro confirmou a ilegalidade da utilização de materiais explosivos nas atividades da mineradora ITAGEM em Anagé. A operação de hoje foi desencadeada após expedição de mandado de busca e apreensão pela Comarca de Anagé.
Em dois garimpos na região, foram apreendidos 64 cartuchos de emulsão explosiva (popularmente conhecida como dinamite), mais de 500 metros de cordel detonante, mais de 30 metros de estopim, 221 espoletas, 100 quilos de nitrato de amônia (substância fertilizante utilizada no preparo de explosivos). Ainda foram apreendidas na posse dos garimpeiros quatro armas de fogo e munição de vários calibres. Os dois responsáveis pelas duas minas, G.F.S de 51 anos (que é blaster e está com sua permissão vencida) e J.J.L.B também de 51 anos, foram autuados em flagrante por posse de armas de fogo e posse de explosivos e conduzidos ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações continuam para rastrear a origem do material explosivo vendido ilegalmente.
*FONTE: DRACO*