Filme de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol terá versão em 4K exibida em Cannes

Um clássico do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol voltará para o Festival de Cannes. Originalmente exibido em 1964, o filme de Glauber Rocha foi restaurado numa versão 4K especialmente para o festival.

Mais de 40 anos depois da morte do diretor, a obra indicada à Palma de Ouro nos anos 1960 foi escolhida como uma das atrações da seção Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial. A restauração foi um projeto do produtor Lino Meireles que se uniu à diretora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha.

O novo restauro foi realizado na Cinecolor, empresa parceira da Cinemateca Brasileira, onde estava armazenada a cópia em película – cinco latas de negativos 35mm em perfeitas condições. Apesar disso, parte da obra de Glauber foi perdida no incêndio que atingiu um dos galpões da Cinemateca, em São Paulo, em julho de 2021.

O filme segue o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) quando fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No ermo brasileiro, violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é uma decisão trágica, no entanto, pois o mercenário Antonio das Mortes está em seu encalço.

A 75ª edição do Festival de Cannes acontece entre os dias 17 e 28 de maio de 2022 e a seleção contará com filmes aguardadíssimos como Top Gun: Maverick e Elvis, de Baz Luhrmann. A lista ainda inclui os novos projetos de David Cronenberg (Crimes of the Future, estrelado por Kristen Stewart), George Miller (Three Thousand Years of Longing, com Idris Elba), Park Chan-wok (Decision to Leave), Kelly Reichardt (Showing Up, com Michelle Williams), James Gray (Armageddon Time, com Anne Hathaway) entre outros.

Advertisement