O engenheiro agrônomo, João Rubens, orientando os produtores da horta do Recanto das Águas
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), iniciou orientação técnica com os produtores da horta comunitária do Recanto das Águas, nesta quinta-feira (31).
O engenheiro agrônomo da SMDR, João Rubens, orientou os produtores quanto ao manejo correto do solo, adubo e controle de pragas. “Como esta horta é orgânica, nós não aconselhamos o uso de produtos industrializados para o controle de pragas, nem para eliminação de ervas daninhas. Vamos trabalhar aqui com receitas de defensivos orgânicos que irão ajudar no melhor desenvolvimento das hortaliças aqui produzidas”, explicou o engenheiro, que também aproveitou e coletou amostras do solo da horta para avaliação em laboratório.
A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, Karine Barros, lembrou a todos a importância da organização dos produtores e do apoio que a Prefeitura tem dado às hortas. “Este ano estamos com esta parceria com a SMDR para orientação técnica, já fornecemos duas caçambas de adubo. Além disso, estamos sempre em diálogo com os agricultores, apoiando-os no que for preciso”, salientou Karine.
Atualmente, a horta conta com 12 produtores, entre eles Diacisio Ribeiro da Rocha (75), o primeiro produtor da horta do Recanto, segundo ele, há 18 anos eles vêm mantendo a horta. “Para nós essa horta é muito importante, porque produzimos um alimento orgânico para o nosso consumo e também para vender”, contou Diacisio.
Maria José Sousa dos Santos (53), é produtora há 10 anos, para ela, a horta é um divertimento, todos os dias ela cuida de suas leras onde planta um pouquinho de cada coisa. “Só ficou difícil no período da chuva, mas a gente já está organizando tudo novamente e a prefeitura tem ajudado muito com a terra preta e adubo que já veio duas vezes”, ressaltou Maria.