A Secretaria Municipal de Educação (Smed) continua reformando unidades escolares com o objetivo de proporcionar um espaço mais adequado para professores e alunos. As turmas das escolas que estão recebendo melhorias físicas foram realocadas para imóveis alugados, para não haver prejuízo para os estudantes.
O secretário Edgard Larry esclarece destaca que todos os esforços estão sendo feitos para que as escolas da rede estejam cada vez mais com a melhor estrutura para professores e alunos. “Muitas já foram reformadas. Outras estão sendo construídas. Todos da Coordenação de Infraestrutura da Smed e demais estão empenhados, comprometidos, com a melhoria da educação no município”.
Uma das unidades, a Escola Municipal Mozart Tanajura, localizada no Vila América, está recebendo uma reforma geral, que inclui revisões elétrica e hidráulica, além da troca do madeiramento do telhado, que será lavado. As salas vão ganhar novo revestimento cerâmico, sanitários e cozinha melhorados e a unidade receberá nova pintura.
No pátio da escola uma área será coberta, o canteiro central receberá um projeto paisagístico e, na frente, haverá jardins com projetos paisagísticos. Devido às fortes chuvas de novembro e dezembro, a obra, que era para ser entregue em março, teve seu cronograma alterado, devendo ser finalizada em junho.
Para o diretor da escola, José Roberto Amaral Ferreira, a obra era muito aguardada e agora está se torna realidade. “Vai contemplar toda comunidade escolar, dando maior comodidade e conforto tanto a professores quanto aos alunos”, comentou ele.
Outras duas escolas estão em obras na zona rural, o Centro Educacional Moisés Meira, localizado no distrito de José Gonçalves, e a Escola Municipal Otaviano Salgado, em Campo Formoso. Na unidade de José Gonçalves estão sendo realizadas reformas estruturais e ampliação, reparos e manutenção de infraestrutura.
No bloco principal ocorre a reforma geral, com ampliação da cozinha, construção de banheiros, guarita, execução de piso de concreto em pátio livre, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, revisão total da cobertura, instalação de forro, construção de “escovódromo” e central de gás, além de dotar o espaço de acessibilidade. No módulo novo serão dez salas de aulas em dois pavimentos, com sanitários feminino, masculino e PNE.
Também estão em andamento a reforma e ampliação da Escola Municipal Otaviano Salgado, pertencente ao Círculo Escolar Integrado de Campo Formoso. Estão sendo construídas seis salas de aulas, sala de informática, sala de leitura/biblioteca, auditório, salas da direção, da coordenação e dos professores, refeitório, cozinha, dispensa, depósito de material de limpeza, vestiário, almoxarifado, arquivo, área de serviço, sanitários feminino, masculino e PNE.