Vitória da Conquista está mais uma vez sendo referência na Bahia. Nesta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) recebeu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Barreiras. Ontem, também foram recepcionados membros da Secretaria de Agricultura de Ipirá.
A comitiva de Barreiras se reuniu com representantes da SMDR, visitou a Ceasa e conversou com produtores de biscoitos. Amanhã, o grupo quer ir conhecer a estrutura da horta comunitária do bairro Kadija, projeto mantido pela SMDR em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Além do secretário de Agricultura, José Marques de Castro, também estavam presentes a subsecretária Manoela Maia e o diretor de departamento Marisvando Batista.
O secretário municipal de Agricultura de Barreiras, José Marques de Castro, comentou a experiência. “A gente acaba vendo a possibilidade de agregar aos nossos trabalhos, aos nossos planejamentos, atividades que vocês possam já estar realizando, acredito que aquilo também que a gente traga como experiência da nossa cidade. Então, de fato, a gente fica muito gratificado pela forma que fomos recebidos por vocês, da Secretaria”, disse.
Na terça (15), foi a vez da comitiva da Secretaria de Agricultura de Ipirá passar por Conquista. Eles conheceram a fazenda experimental do umbu gigante, localizada no distrito de Bate-Pé. O secretário, Mário César Cruz, esteve acompanhado da primeira-dama, Ilma Bastos; da secretária do gabinete, Adriana Alves; e da técnica Jailma.
Mário César Cruz avaliou o projeto. “Viemos ver essa experiência de vocês com umbu gigante, achei fantástico. Gostei do trabalho, a forma como tá sendo desenvolvido aqui. Trabalhando aqui as condições simples, você percebe que a planta se adapta bem”, destacou o secretário. “Nós queremos levar esse material para lá, pra gente trabalhar lá. Vocês estão de parabéns com esse projeto que estão desenvolvendo aqui, fantástico”, completou.
O gestor da SMDR, Luís Paulo Santos, falou sobre o entusiasmo em difundir as boas práticas da agricultura municipal. “Eu fico cada vez mais contente em saber que nossa gestão, a gestão do Governo para Pessoas, tá sendo exemplo em outras cidades”, contou. “É sempre bom estar trocando experiências com outros municípios, e o nosso sendo exemplo para o estado da Bahia.”
Mais dois municípios baianos demonstraram interesse em conhecer os projetos e ações da SMDR. Na próxima semana, o órgão irá receber representantes da Prefeitura Municipal de Santa Inês e da Prefeitura Municipal de Santo Estevão.