Facebook agora é Meta: entenda a mudança de nome da empresa

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) novidades sobre seu ambiente virtual metaverso durante o evento Facebook Connect 2021. Ao final da apresentação, o presidente-executivo Mark Zuckerberg reservou alguns minutos para a maior novidade do dia: a mudança de nome. Agora, a empresa, também dona do Instagram e do WhatsApp, vai se chamar Meta. A rede social Facebook continua existindo com o mesmo nome, assim como o app e o endereço facebook.com. Meta será usado para identificar o grupo que administra os aplicativos de redes sociais e o serviço de mensagens.

O objetivo é mudar a imagem de plataforma de mídia social para empresa que constrói espaços de trabalho e comunidades sociais virtuais. O nome Facebook não abrange tudo o que a empresa faz, defendeu Zuckerberg. “No momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto só. Mas, com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso.”

Realidade virtual e realidade aumentada

O metaverso é um espaço 3D com vários níveis de imersão. Para os executivos da rede social, o novo ambiente digital é o futuro da internet —e ninguém vai precisar entrar no Facebook para acessar os novos produtos. “Ao invés de apenas olhar para a tela, você estará nela”, afirmou Sue Young, diretora de produtos do Facebook, em encontro com jornalistas realizado ontem (27). “Já que passamos tanto tempo em frente a telas, queremos que seja um tempo de qualidade.”

Entre as novidades voltadas para o metaverso, estão o aplicativo Polar, uma ferramenta para desenvolvimento de filtros, e novas capacidades do Spark AR (software de realidade aumentada do Facebook), como inclusão de objetos virtuais em locais mapeáveis e interação entre o corpo e objetos virtuais.

A plataforma também anunciou um investimento de US$ 150 milhões na formação de programadores em RV (realidade virtual) e RA (realidade aumentada). Os candidatos receberão um certificado e serão treinados para criar ambientes virtuais e jogos. *Com informações do UOL

Advertisement