Uma das maiores plataformas de reprodução de vídeos do mundo, o YouTube, informou na segunda-feira (14) que não permitirá mais anúncios relacionados a política, álcool, medicamentos controlados ou apostas no topo de sua página inicial. A empresa afirmou, que a decisão foi tomada com base em uma mudança de 2020 que deu fim ao anúncios que são veiculados por um dia inteiro no “masthead”, como é chamado o cabeçalho de sua página inicial.
“Revisamos regularmente nossos requisitos de publicidade para garantir que equilibrem as necessidades dos anunciantes e dos usuários”, afirmou um porta-voz do Google, em comunicado. “Acreditamos que esta atualização terá como base as mudanças que fizemos no ano passado no processo de reserva do masthead e levará a uma melhor experiência para os usuários”. O Google disse que a mudança em seu bloco de anúncios mais proeminente, que foi relatado pela primeira vez pelo site Axios, entra em vigor imediatamente. O Google já havia interrompido completamente os anúncios políticos durante a campanha presidencial dos Estados Unidos e antes da posse do presidente Joe Biden em janeiro deste ano, citando sua política sobre eventos delicados.