Preocupada com a grande quantidade de terrenos baldios em Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), tem buscado formas de identificar os proprietários e responsabilizá-los, conforme determina o Código Municipal de Posturas, para que eles possam manter esses ambientes devidamente murados e limpos, evitando custos e transtornos ao município.
Os lotes vagos acabam se transformando em matagal e servindo de depósito de lixo, situações que repercutem diretamente na saúde da população, com o aumento dos focos do mosquito transmissor da dengue e a incidência de animais peçonhentos em residências vizinhas. Em muitas situações, a limpeza tem sido realizada pela própria Sesep.
Segundo o gerente municipal de Posturas e Serviços Básicos, Joelson Moreira, o setor recebe diariamente um grande número de solicitações de moradores vizinhos desses terrenos requisitando a limpeza. “A Prefeitura faz esse trabalho durante todo o ano, principalmente nesta época do ano, após as chuvas, quando o mato cresce muito rapidamente, mas isso tem um custo alto para o município. Além disso, o tempo gasto em um lote desse é o que o deveria estar sendo usado na limpeza de outras áreas da cidade”, destacou.
O setor de Posturas também monitora as localidades mais críticas e que tenham mais terrenos nessas condições, estabelecendo uma ordem de atendimento baseada em um cronograma de visitas nos locais. “Paralelo a isso, estamos emitindo notificações para que os proprietários de terrenos venham a deixá-los limpos”, acrescentou o coordenador.
As equipes da Sesep intensificaram os trabalhos de roçagem com tratores em terrenos do loteamento Recanto dos Pássaros e no bairro Bruno Bacelar. As próximas localidades que serão atendidas de acordo com o cronograma são Renato Magalhães, Comveima 1 e 2, Miro Cairo, Senhorinha Cairo, Terras do Remanso, Boa Vista, Bateias 2, Cidade Maravilhosa, Cidade Serrana, Jardim Valéria e Caminho da Universidade.
Para o registro de denúncias, as coordenações municipais de Limpeza Pública e de Posturas funcionam no endereço Praça Catão Ferraz, S/N, Centro (Ceasa) e atendem pelos telefones: (77) 3420-7008 / 3420-7028 (Limpeza Pública) e (77)3420-7009 / 3420-7010/3420-7004 (Posturas) e também pelos e-mails: [email protected], e [email protected]/[email protected]. Os horários de atendimento vão de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
*Link:* https://www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-segue-com-limpeza-em-terrenos-baldios-e-notifica-proprietarios-a-manter-os-lotes-murados-e-limpos/