Equipes de endemias realizam tratamento focal em imóveis do Santa Teresinha*

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, intensificou as ações de tratamento focal com larvicida em imóveis do loteamento Santa Terezinha, onde, no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), foi constatado índice de 7,2%. Para se ter uma ideia, o valor preconizado pelo Ministério da Saúde é menor ou igual a 1%.

Durante o mutirão, realizado nessa quinta-feira (13), sete equipes de agentes de endemias visitaram os imóveis para o tratamento dos reservatórios de água com o uso de larvicida, além de prestarem orientação à comunidade sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Também esclareceram acerca dos sintomas da doença.

Segundo o supervisor geral de endemias, Edmilson Lima, os mutirões de tratamento seguem a prioridade dos bairros com maiores índices registrados no último LIRAa realizado em dezembro de 2024. “Nós já passamos com o mutirão em 13 localidades, sempre com o cuidado de conversar com o morador, orientando-o. Sem a parceria com a comunidade, a gente não consegue diminuir a infestação do mosquito e também das doenças que ele transmite”, explicou Edmilson. O supervisor informou ainda que primeiro LIRAa de 2025 será realizado em março.

A agente de endemias, Silvana Sousa Oliveira, esclarece que é muito importante a parceria com o morador porque as informações que os agentes passam podem salvar vidas. “Quando a gente aborda o morador, orientamos conforme a realidade que encontramos em cada residência. Por exemplo, quando no quintal tem um reservatório, explicamos a melhor forma de fechar, e os que estão abertos, nós orientamos para o descarte da água ou a vedação”, afirmou Silvana.

João Alves de Oliveira, de 72 anos, ouviu atentamente as orientações dos agentes, com relação à forma adequada de cuidar do reservatório de água que não estava vedado o suficiente. “Foi muito boa essa visita, porque eu descobri que ainda não estava fazendo certo. Eles encontraram uma larva do mosquito. Graças a Deus, eles chegaram e me mostraram que um mosquito só pode fazer muito estrago”, disse o morador.

*Como eliminar o Aedes* – Receba bem os agentes de saúde e os de endemia, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.

*Sintomas da dengue* – Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.

*Link:* https://www.pmvc.ba.gov.br/equipes-de-endemias-realizam-tratamento-focal-em-imoveis-do-santa-teresinha/

Advertisement