O trânsito de Vitória da Conquista tem sido palco de uma cena preocupante: crianças, muitas delas com menos de 10 anos, sendo transportadas de forma irregular e perigosa na garupa de motocicletas. Nesta sexta-feira (07), nossa equipe flagrou mais um desses casos no Anel Viário. Para preservar a identidade da criança e do responsável, optamos por não registrar imagens, mas a situação reforça a necessidade urgente de conscientização.
Além de ser extremamente perigoso, essa prática é uma infração gravíssima de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar uma criança menor de 10 anos na garupa de uma moto pode resultar em multa, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo. A legislação existe justamente para evitar tragédias, já que as crianças são extremamente vulneráveis em caso de quedas ou colisões.
Pais e responsáveis precisam entender que motocicleta não é meio de transporte seguro para crianças. O risco de quedas, atropelamentos e acidentes fatais é altíssimo. Ainda que a pressa do dia a dia ou a falta de outro veículo sejam justificativas comuns, nada pode ser mais importante do que a segurança dos pequenos.
Fica o alerta: transportar crianças de forma inadequada não é apenas uma infração de trânsito, mas um ato de negligência grave. É hora de mudar essa realidade antes que mais vidas sejam perdidas por descuido e irresponsabilidade.