A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR), deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Proditio, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Vitória da Conquista e Camaçari.
A investigação teve início após a constatação de um grande desfalque na Filial 779 da Magazine Luiza, localizada na Av. Lauro de Freitas, Centro de Vitória da Conquista. De acordo com o inquérito policial nº 42456/2023, funcionários da empresa formaram uma quadrilha para desviar produtos e valores, resultando em um prejuízo superior a R$ 700 mil.
A Polícia Civil identificou quatro suspeitos envolvidos no crime: uma mulher de 34 anos e três homens de 22, 30 e 34 anos. Segundo as investigações, o gerente da loja, de 34 anos, liderava o grupo, facilitando os desvios ao não realizar conferências de estoque. A mulher de 34 anos autorizava a retirada de produtos sem nota fiscal e chegou a usar indevidamente os dados de um cartão Luiza de uma cliente para efetuar uma compra de R$ 1.800,00.
Outros dois funcionários, responsáveis pelo estoque, manipulavam registros internos para encobrir os furtos e realizar trocas de produtos sem o conhecimento dos clientes, repassando os valores à vendedora. Os produtos furtados eram posteriormente vendidos por meio das redes sociais.
Na operação desta manhã, a polícia apreendeu dois notebooks e quatro celulares, que serão submetidos à perícia. Os quatro investigados foram indiciados pelo crime de furto qualificado mediante fraude, cuja pena varia de 2 a 8 anos de reclusão.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.