Boletos agora podem ser pagos via Pix a partir desta segunda-feira (3)

A partir desta segunda-feira (3), uma novidade chega para facilitar a vida dos consumidores: os boletos bancários agora podem ser pagos via Pix. Com a nova regra do Banco Central (BC), os boletos poderão conter um QR Code específico para pagamento instantâneo, tornando as transações mais rápidas e práticas.

Diferente dos tradicionais boletos que podem demorar dias para serem compensados, o pagamento via Pix ocorre na hora, agilizando processos e reduzindo o risco de atrasos. Basta escanear o código com o celular e concluir o pagamento.

Outra mudança prevista é a criação do boleto dinâmico, que permitirá a transferência da titularidade da dívida quando ela for negociada entre empresas. Isso garantirá mais segurança para credores e pagadores, especialmente em operações com duplicatas escriturais. No entanto, essa modalidade ainda depende de novas instruções do BC para entrar em vigor.

O Banco Central destaca que essas mudanças modernizam o sistema financeiro e beneficiam empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, ao dar mais garantia nas transações. O boleto dinâmico deverá ser adotado até seis meses após a aprovação dos sistemas digitais que darão suporte a essa tecnologia.

Advertisement