A operação de combate ao descarte irregular de resíduos provenientes da construção civil e lixo comum, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com apoio de outros setores da Prefeitura de Vitória da Conquista, continua no município. Nesta manhã (21), a equipe esteve em uma área localizada no loteamento Morada Real, que foi limpa há um mês e hoje já estava com lixo orgânico e entulho. Enquanto as máquinas limpam o terreno, servidores orientam carroceiros a jogarem o entulho que carregam nos PEVs próximo ao local.
O descarte de resíduos tem causado sérios danos ao meio ambiente e à população, por isso, precisa ser realizado em locais próprios, conforme estabelecido pelo Decreto nº 21.722 de 17 de fevereiro de 2022. O descumprimento levou a Sesep a realizar a operação “Descarte Nunca Mais” em vários locais da cidade, e seguirá em todos os pontos onde são descartados irregularmente os resíduos da construção civil e o lixo orgânico. A ação é uma forma de conscientizar a população sobre o descarte correto, a fim de organizar as áreas e preservar a cidade cada vez mais limpa.
“Desde a gestão passada, intensificamos o combate ao descarte irregular de resíduos de construção civil e resíduos sólidos”, declarou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, que completou: “E vamos continuar fazendo em toda a cidade. Começamos no mês de janeiro e não tem prazo para terminar essas ações. Enquanto não regularizar todos os pontos, não vamos parar de fiscalizar”.
Antes de partir para a fiscalização e autuação, como ocorreu na semana passada, a Coordenação de Limpeza realizou o geoprocessamento das áreas de grande acúmulo de descarte irregular de resíduo, tanto sólido como orgânico. “Desde novembro estamos monitorando esses pontos e para isso temos contado com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal. O descarte irregular faz mal à saúde pública, causa uma degradação muito grande ao ambiente, sendo considerado crime, por isso é uma operação que não precisa de aviso prévio”, comentou coordenador de Limpeza Pública, Beto Fagundes.
Veja abaixo a localização de cada PEV:
1 – PEV Senhorinha Cairo (Av. Imperial com Av. Botafogo).
2 – PEV Zabelê (Av. Sérgio Vieira Melo, em frente ao CAIC, Bairro Bateias 2).
3 – PEV Aparecida (Av. Presidente Dutra, Bairro Aparecida).
4 – PEV Jurema (Av. Presidente Dutra, Bairro Jurema).
5 – PEV Santa Helena (nos fundos do Antigo aeroporto, 7 Campos).
6 – PEV Bem Querer (Rua José Pereira de Oliveira, nos fundos do Residencial Dona Olivia, Bairro Bem Querer).
7 – PEV Santa Cecília (Rua Antônio Fernandes, nos fundos do Colégio Lícia Pedral, Bairro Alto Maron).
8 – PEV Vila América (Rua Vladimir Herzog com Av. E, nos fundos do Residencial Greenvillee, Bairro Vila América).
9 – PEV Urbis 6 (Av. Anel do Contorno, esquina com BA-263, Bairro Urbis 6).
10 – PEV Moinho Sudoeste (Av. Brumado, em frente ao Moinho Sudoeste, Bairro Urbis 4).
11 – PEV Campo do Vila (Rua N, Bairro Comveima 1)
Os cidadãos podem denunciar o descarte irregular de resíduos de construção civil à Sesep, pelos números (77) 3420-7008 e (77) 3420-7028, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.