Um homem de 46 anos, identificado como Marcelo Teixeira da Costa, foi encontrado morto dentro de sua residência, localizada na Rua Belo Horizonte, no bairro Vila Nova, em Guanambi. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a ocorrência foi registrada na última quinta-feira (09). De acordo com PM, uma vizinha informou para a guarnição que Marcelo morava sozinho e enfrentava depressão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Marcelo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.
Cerca de 6 milhões de baianos podem receber, neste mês de janeiro, um desconto de até R$ 48,92 na conta de energia. O benefício é direcionado a clientes residenciais e rurais que consumiram menos de 350 kWh por mês ao longo de 2023, conforme a Resolução Homologatória Aneel n° 3.420/24.
O desconto será aplicado automaticamente nas faturas pela Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. A concessionária informou que o valor total concedido em forma de bônus ultrapassa R$ 75 milhões, e que o benefício, conhecido como “Bônus Itaipu”, é resultado da comercialização da energia excedente gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu.
Bandeira verde também gera economia
Além do desconto, os consumidores baianos contarão com outra boa notícia: a manutenção da bandeira tarifária verde ao longo de janeiro. A medida, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), significa que não haverá cobrança de taxa extra nas contas de luz.
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível graças às condições favoráveis de geração de energia, com o equilíbrio entre oferta e demanda afastando a necessidade de acionamento de usinas térmicas, que encarecem o custo da energia.
Consumo consciente é incentivado
Mesmo com a bandeira verde em vigor e o desconto concedido, a Neoenergia Coelba reforça a importância de práticas de consumo consciente. A empresa recomenda que os consumidores adotem pequenas mudanças no dia a dia que, além de reduzirem os gastos, ajudam na preservação ambiental ao evitar o desperdício de energia.
Medidas como apagar as luzes ao sair de um cômodo, utilizar eletrodomésticos de forma eficiente e optar por lâmpadas de LED são algumas ações simples que fazem a diferença no bolso e no meio ambiente.
Na tarde desta sexta-feira (10), a guarnição de serviço foi acionada, para atender uma ocorrência na Rua São José, em Poções, para averiguar uma denúncia de ameaça e porte ilegal de arma de fogo. (mais…)
Usuários do Cras Nova Cidade discutem saúde mental em piquenique
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Nova Cidade reuniu, nessa quinta-feira (9), usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da sede e da extensão da unidade em um piquenique, realizado em frente ao lago da Avenida Anel do Contorno. O encontro faz parte do cronograma de ações de conscientização da saúde mental, incentivadas pela campanha Janeiro Branco.
Para a gerente do Cras Nova Cidade, Regina de Deus, é essencial que os usuários tenham acesso a experiências culturais e audiovisuais fora da instituição. “O Janeiro Branco é uma oportunidade para falarmos abertamente sobre nossos sentimentos, emoções e desafios.
Este piquenique de hoje é para lembrar da importância de buscar ajuda quando necessário, de ouvir uns aos outros e de cultivar um ambiente de apoio e compreensão. Além do incentivo da ocupação dos diversos espaços de lazer da nossa cidade”, explicou a gerente.
Regina de Deus
Cleiliany Araújo
Cláudio Oliveira
Além da equipe do Cras, o encontro também contou com a mediação da analista em psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Cleiliany Araújo. Segundo ela, o SCFV tem cumprido seu papel na promoção da conscientização da saúde mental. “Hoje, a gente aproveitou para ouvi-los e falar sobre as atitudes que proporcionam bem-estar emocional e mental. E ver que muitos deles estão encontrando isso dentro do grupo faz a gente perceber a importância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Eu sempre digo, a saúde mental é responsabilidade individual, mas não somente, é também uma responsabilidade coletiva”, afirmou a analista em psicologia.
O usuário Cláudio Oliveira frequenta a sede do Cras 6 há pouco mais de um ano. Durante o piquenique, ele relatou que o serviço tem contribuído significativamente para a melhora na sua qualidade de vida. “Eu participo de tudo aqui, do artesanato, das atividades físicas e das rodas de conversa. Tem me ajudado a superar alguns obstáculos na minha vida. Tem sido muito bom. Eu adoro esse grupo, essa alegria que eles transbordam, que passam para todos no grupo”, contou Cláudio