Celular de quase R$ 10 mil é recuperado e três comerciantes são indiciados por receptação em Conquista

A Polícia Civil da Bahia, através da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, concluiu uma investigação sobre o Golpe do Cartão Virtual, que resultou na compra fraudulenta de 11 iPhones entre os dias 13 e 22 de junho de 2024. A operação, iniciada em 28 de junho, conseguiu recuperar 10 dos aparelhos logo após a ocorrência.

No dia 4 de dezembro de 2024, o último celular foi localizado. Avaliado em R$ 8.389,00, o aparelho foi restituído à vítima, encerrando a apuração do caso. Com sua recuperação, cinco pessoas foram identificadas como receptadoras dos produtos roubados, incluindo três comerciantes que administram grandes lojas de venda e revenda de celulares da Apple, novos e seminovos.

Esses comerciantes, que operam tanto por meio de lojas físicas, incluindo uma no Centro de Vitória da Conquista, quanto pelo Instagram, foram indiciados por receptação qualificada, crime cuja pena pode chegar a oito anos de prisão. Eles utilizavam suas empresas para revender os aparelhos a terceiros de boa fé, consumidores que desconheciam a origem ilícita dos produtos.

Outras duas pessoas envolvidas no caso foram indiciadas por receptação simples, com penas que podem chegar a quatro anos de reclusão.

O trabalho da Polícia Civil reafirma a importância de verificar a procedência de produtos eletrônicos adquiridos, especialmente em revendas e lojas virtuais, para evitar complicações legais e prejuízos financeiros.

Fonte: Polícia Civil da Bahia

Advertisement