A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV), realiza, de 02 a 06 de dezembro, a Semana de Prevenção “Dezembro Vermelho, prevenir é viver”. O objetivo principal da campanha é promover o diagnóstico precoce e conscientizar sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais, além de assegurar que os pacientes já diagnosticados mantenham o uso regular da terapia antirretroviral (TARV).
Neste período, serão realizadas ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico do HIV/Aids, com oferta de teste rápido, distribuição de preservativos e lubrificantes no CAAV, unidades de saúde, empresas privadas, conjunto penal e na praça Nove de Novembro. Além disso, haverá palestras e capacitações sobre HIV, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), envolvendo profissionais médicos e enfermeiros das unidades de saúde.
A campanha está alinhada com as metas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visam, até 2030, diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV, tratar 95% das pessoas diagnosticadas e suprimir a carga viral de 95% dessas, contribuindo para a quebra da cadeia de transmissão e promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem com o vírus.
No município de Vitória da Conquista, em 2023, foram diagnosticados 224 casos de HIV e, de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 138 casos. Em relação aos óbitos por HIV/Aids, foram registrados 13 óbitos no Sistema de Informação Sobre Mortalidade em 2023 e, até outubro de 2024, 14 óbitos.
“Diante desse contexto, por se tratar de uma doença que pode ser assintomática por longos períodos, convidamos todas as pessoas sexualmente ativas a realizarem o teste rápido de HIV. A prevenção ainda é o melhor remédio”, ressaltou a coordenadora do CAAV, Edilane Borges.
Programação:
2 a 06/12 (segunda-feira a sábado): Semana de intensificação das ações voltadas para o HIV/Aids, com realização de teste rápido, distribuição de preservativos e lubrificantes no CAAV – 8h às 16h.
2/12 (segunda-feira): Ação na praça Nove de Novembro, com oferta de testes rápidos de HIV, autotestes, preservativos masculinos e femininos, e lubrificantes – 9h às 14h.
4/12 (quarta-feira): Testagem em pessoas privadas de liberdade no conjunto penal – 8h às 12h.
5 e 6/12 (quinta e sexta-feira): Capacitação sobre HIV, PEP e PrEP com profissionais médicos e enfermeiros da atenção básica – 14h às 17h.
11/12 (quarta-feira): Capacitação com as maternidades públicas e privadas do município – 8h às 12h.