A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) está desenvolvendo promovendo a inseminação de novilhas, com o objetivo de melhorar a qualidade genética voltada à produção de leite e ao abate do rebanho bovino de pequenos e médios pecuaristas do município.
O programa, que conta com a participação da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), é oferecido gratuitamente aos pecuaristas cadastrados no município. Através dele, a SMDR pretende realizar até 600 inseminações por ano.
O processo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IAFT) consiste na utilização de hormônios para estimular a ovulação das vacas até a fecundação. Ele será ministrado por profissionais zootecnistas da Conafer, que vêm a Vitória da Conquista em um ciclo anual de três diferentes dias correspondentes às etapas de implantação do hormônio, retirada do implante e inseminação.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, as vagas para inseminação este ano foram todas preenchidas e já estão sendo realizados os cadastros para 2025. “O programa é voltado à melhoria de renda dos pequenos produtores e à qualidade e oferta de produtos de origem bovina. Quem quiser e tiver interesse, basta procurar a SMDR e se cadastrar gratuitamente”, destacou.