O Comitê de Crise do Governo Municipal continua a monitorar os resultados das chuvas em Vitória da Conquista. As áreas de risco em que foram registradas ocorrências, até o momento, foram os bairros Lagoa das Flores e Vila Elisa. Nos Campinhos, a situação continua sem maiores problemas.
Além de prejuízos em logradouros públicos, as chuvas também trouxeram danos a estabelecimentos particulares, a exemplo do hipermercado Atacadão e do Shopping Conquista Sul.
A Defesa Civil permanece em atividade, realizando operações nas áreas consideradas de risco e atendendo chamadas da população. Nessa tarefa, a equipe conta com o apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Públicos (Sesep), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Comunicação (Secom), Desenvolvimento Social (Semdes), e de outros setores do Governo Municipal.
Durante as chuvas deste domingo (10), a bacia de detenção de águas pluviais, no loteamento Panorama, cumpriu o objetivo para o qual foi construída pela Prefeitura, retendo grande parte do volume de água, evitando que ela atingisse os bairros localizados na parte baixa da cidade. No entanto, a quantidade de chuva foi muito superior ao esperado, o que provocou transtornos.
O dispositivo de drenagem é responsável por receptar as águas da chuva e evitar que elas causem danos aos moradores, recebendo a água e liberando aos poucos, sem ocasionar transbordamentos. Da caixa de detenção, o fluxo de água segue pelo canal do Santa Cecília, passando pelo Candeias, Recreio, até chegar ao Rio Verruga. Essa parte da obra ainda não foi concluída.
A pavimentação e drenagem do Panorama seguem em execução. Até agora, já foram pavimentadas 25 ruas e mais de 50% dos serviços de drenagem já foram concluídos. A obra é parte do Programa Acelera Conquista, do Governo Municipal.