“Comecei com 18 anos, atualmente estou com 62, e continuo firme, atuando como municipal há 42 anos. Até porque naquela época, em Vitória da Conquista, vaga de emprego era muito difícil, mas permaneço e gosto do que faço”, relembrou João Borges, um dos 9.428 servidores ativos que hoje atuam nas 16 secretarias municipais da Prefeitura, Gabinete Civil e Procuradoria Geral do Município (PGM).
Ao longo desses 42 anos, João já passou por outros setores da Prefeitura, mas atualmente trabalha como conciliador no setor financeiro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que lhe exige muita responsabilidade e atenção. “Para mim, é motivo de alegria saber que ainda continuo prestando esse serviço, dando a minha contribuição para a população de Vitória da Conquista. O serviço público tem nos proporcionado, ao longo desses anos, muitas formações de qualificação na área financeira e a gente adquire conhecimentos para estar sempre colocando em prática dentro do setor financeiro do município”, contou João.
Já Edneide Meira, 52 anos, iniciou a sua vida no serviço público há 24 anos, já passou pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e hoje atua no atendimento ao público na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). “Como você lida diretamente com o público, as pessoas, às vezes, chegam aqui meio que armadas e você tem que ter um pouquinho de jogo de cintura para não se deixar levar. Mas eu gosto do meu trabalho e pretendo continuar até me aposentar, porque é pra isso que a gente tá aqui, né? Pra servir com essa excelência”, disse Neide.
Atualmente, a secretaria municipal com maior número de servidores é a de Educação, que possui um quadro de 4.751 servidores ativos. É lá que atua o pedagogo Átila Ramos, coordenador da Educação Infantil, que, ao contrário de João e Edneide, acaba de iniciar a sua vida como servidor público, pois foi aprovado no último concurso público para professores e pedagogos da Prefeitura. “Poder ingressar na carreira pública e exercer uma função que eu sempre sonhei para mim, é muito gratificante. A expectativa é de que eu possa cada vez mais aprimorar as minhas qualidades e poder agregar ainda mais no serviço público e para cidade ao qual eu trabalho”, destacou Átila.
Políticas de valorização do servidor municipal
Ao longo dos últimos três anos, a valorização do servidor municipal é uma das políticas prioritárias do Governo Municipal, entre reajustes salariais superiores à inflação, reajuste do auxílio alimentação, programa habitacional, educação permanente, além dos serviços focados na saúde ocupacional e à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, oferecido pelo Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast).
“A Política aplicada para os servidores é orientada por uma gestão voltada para pessoas, onde buscamos valorizá-los do ponto de vista remuneratório, com aumento acumulado nos últimos três anos de 57% para os servidores da educação e 27% para os demais. Também dentro desta política para pessoas, desenvolvemos várias oportunidades de qualificação e acolhimento aos servidores, a exemplo das ações do Nast, como atendimento psicológico, medicina do trabalho, fisioterapia e o Programa Felis, que busca o melhoramento do índice de felicidade dos servidores”, reiterou o secretário Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Romar Barros.
Nos últimos três anos, o reajuste acumulado foi de 26,80% para os servidores com nível superior, técnicos administrativos, setor operacional, servidores da Saúde e monitores; de 58,70% para os professores de nível 1 e de 49,99% para os de nível 2. Já o auxílio alimentação foi de 50,65% no acumulado desses três anos.
“No Dia do Servidor Público, é fundamental reconhecermos o papel essencial que cada servidor municipal desempenha na construção de uma cidade mais próspera, sustentável e integrada. O trabalho diário de todos eles, em diversas áreas, desde a saúde, educação e segurança até a gestão pública e serviços urbanos, é o alicerce que sustenta o bom funcionamento do município. São agentes transformadores, sempre focados em oferecer o melhor para a população, garantindo que as políticas públicas sejam implementadas de maneira eficaz”, finalizou o secretário.