Após as chuvas das últimas horas que caíram em Vitória da Conquista, trechos da Avenida 36, localizada entre o Bateias 2, Urbis V e Cidade Maravilhosa, foram danificados após o extravasamento da rede de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que não suportou a quantidade de esgoto.
A avenida recebeu obra recente de drenagem e pavimentação asfáltica da Prefeitura, por meio do Finisa III. Dois extravasamentos foram registrados no trecho e geraram danos em diversos pontos do pavimento, por meio do levantamento da caixa de esgoto. Com o extravasamento da rede, o esgoto foi para a parte de baixo, ficando entre a base e o asfalto.
Durante a obra, a Prefeitura colocou uma nova rede drenagem para contemplar a captação da água que era direcionada para a avenida. Conforme explicou o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a Embasa já deveria ter revisado toda a rede de esgoto da cidade, para evitar danos à pavimentação, como já ocorreu e vem ocorrendo em outros pontos da cidade. “No mesmo caminho também a Embasa já deveria ter reavaliado a sua rede de drenagem de esgoto no trecho. Já é uma rede que não comporta mais o que existe ali, e nem a necessidade daquela região. E a gente tem esses transtornos, com extravasamentos frequentes”, disse.
O secretário informou ainda que a Embasa já foi comunicada do ocorrido e será notificada sobre o problema. Os técnicos já estão fazendo a avaliação para tomar as providências. “A gente espera que a Embasa não só resolva o problema como também substitua a rede que faz a coleta do esgoto. Se por acaso acreditam que o sistema é suficiente e as causas são outras, eles têm que tomar as providências. O que a gente não pode é perder nosso pavimento, principalmente aquele que foi recém-realizado em razão desses constantes extravazamentos da rede da Embasa”, pontuou.