A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu oficialmente, no auditório do Cemae, o encontro “Diálogos Étnico-Raciais: Por uma Educação Antirracista”, com a palestra de abertura “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”, com o historiador, pesquisador e escritor Prof. Natanael dos Santos, além da participação musical do Quinteto Griô.
De acordo com o Prof. Natanael, a proposta de sua palestra foi falar da contribuição do negro na sociedade brasileira. “Muito se fala do negro escravo. Eu venho falar do negro escravizado pelo seu conhecimento e venho falar também do colonizador intelectual que também é o negro do continente africano que veio para cá. Nós vamos falar da contribuição das narrativas, das construções, do minério, do tear, culinária na perspectiva de mostrar o quanto negro é importante na colonização, independente do período em ele está em cárcere, algemado, no açoite e na senzala”. A perspectiva, segundo o professor, é trazer a contribuição apresentando o que o negro trouxe ao Brasil.
Para o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, trata-se de um privilégio ter uma ação desta natureza na rede municipal. “Estamos vivenciando, em pleno século 21, preconceitos vários, em todos os ambientes. Precisamos discutir, vivenciar a questão no dia a dia. Não basta um seminário, ler um livro, ação isolada, uma data comemorativa. Precisamos agir no dia a dia, combatendo o racismo”. Ele acrescentou que foi um momento singular a palestra com o professor Natanael dos Santos, “porque nos proporcionou compreender como se deu toda uma trajetória da africanidade no Brasil”.
A programação teve início na quinta-feira (12) com a palestra online “A Transversalidade da Educação das Relações Étnico-Raciais”, ministrada pela Prof.ª Dra. Eliane Boa Morte, e se estende para os dias 23 e 24, com a oficina de implantação da coleção “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”. A atividade será realizada no Núcleo Pedagógico da SMED e no auditório do Cemae, destinada a coordenadores e professores da EJA Noturno, além de docentes dos Anos Iniciais e Finais e da EJA Diurna.
Tem como objetivo, fornecer subsídios pedagógicos para que os educadores abordem em sala de aula temas relacionados ao componente curricular História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, contando com a disponibilização de materiais didáticos específicos para esse propósito.