Obra de macrodrenagem no Vila América está na fase de assentamento de tubos de polietileno e construção de PVs

A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), segue com as obras de macrodrenagem na Avenida Francisco Sabino, bairro Vila América. Nesta fase, a equipe trabalha na implantação de Tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), responsáveis pela captação de água das chuvas, e na construção de Poços de Visita (PV’s), estruturas de concreto que permitem que a equipe tenha acesso às tubulações, quando houver necessidade de manutenção.

Segundo a Emurc, no total, ao longo de toda a avenida, já se somam 36 tubos PEAD de 1.500 mm assentados e 3 Poços de Visita (PV’s) executados. Assim que esta etapa for concluída, a empresa inicia a execução da terraplanagem, recuperação da pavimentação asfáltica, sinalização e construção de um novo canteiro central, incluindo o plantio de árvores.

Antes do início da obra de implantação do canal de drenagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) removeu todas as árvores e toda a estrutura do canteiro central da via, num total de 70 árvores e arbustos, a maioria delas da espécie Sete Copas (Terminalia catappa), as quais foram transplantadas em outros locais.

A obra, que começou na Rua Diogo Álvares, consta da instalação de 300 metros de manilhas e 756 metros de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD). Na primeira etapa de execução, a avenida passou por uma escavação de 11.264,87 m³. A estrutura será responsável pelo escoamento adequado da água das chuvas, evitando alagamentos e transtornos para a população.

Advertisement